Apesar de
representar apenas 2% da frota da cidade de São Paulo, os caminhões
se envolveram em 8% dos acidentes com mortes em 2012, último
balanço fechado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
A companhia não detalha como foram os 139 acidentes, por isso não é
possível saber se houve casos de queda de passarela, como no
Rio.
Mas a CET pondera que o número de acidentes com caminhões vem
caindo ano a ano. Em 2012, houve redução de 26% em relação a 2011.
(Foto:
Dilvulgação)
As ocorrências envolvendo pontes, viadutos e passarelas também
caíram, diz a CET. Os agentes foram acionados 22 vezes por causa
desse problema no ano passado -queda de 31% em relação a 2012.
Altura
O caso mais comum é o de caminhões altos demais que ficam entalados
debaixo de pontes, viadutos e túneis, mas também já houve casos
semelhantes ao do Rio. Em 2006, a passarela em frente ao aeroporto
de Congonhas foi derrubada por um caminhão. O motorista disse não
ter notado que a caçamba estava erguida. Ninguém ficou ferido, mas
o acidente prejudicou o trânsito de toda a cidade, porque a avenida
Washington Luís ficou fechada por várias horas.
Precaução
Para evitar casos de caminhões entalados, a CET usa hoje barreiras
físicas chamadas de “vigas de sacrifício”, instaladas antes de
alguns túneis e viadutos da cidade.
Mas elas trazem risco, pois ao mesmo tempo que servem de alerta aos
caminhões, quando são derrubadas podem atingir outros carros.
A gestão Fernando Haddad (PT) planeja substituir essas estruturas
por detectores de altura e painéis luminosos, como um que já existe
na marginal Pinheiros, na ponte Eusébio Matoso.
Soluções
O município também quer adotar medidas para retirar o trânsito de
caminhões de dentro da cidade e, para isso, está concluindo uma
pesquisa dos principais trajetos dos veículos de carga na
capital.
Outra ideia é a criação de centrais de distribuição para receber
caminhões e dividir a carga em veículos menores. São estudadas 13
centrais no centro expandido.
Tramita na Câmara projeto de lei que torna obrigatório um alarme
que avisa o motorista quando a caçamba de caminhões basculantes
estiver levantada. Apresentado em 2013, foi anexado a outra
proposição e aguarda análise da Comissão de Viação e
Transportes.
Redação com Folha de
S. Paulo
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