Numa escala
de 1 a 5, o brasileiro atribuiu nota de 3,79 aos aeroportos
brasileiros no período entre julho e setembro de 2013. Este é o
principal dado medido na terceira edição do Relatório Geral dos
Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos (Indaero),
pesquisa coordenada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência
da República (SAC).
Dos 15 pesquisados, o Aeroporto Internacional de Natal (Foto: Divulgação)
obteve o maior índice de satisfação geral no trimestre, com nota de
4,36 -- em segundo lugar, empatados com 4,13, estão Viracopos (SP)
e Congonhas (SP). O mais mal avaliado, nota de 3,39, é o Aeroporto
de Cuiabá (MT).
Pesquisa
Lançada no ano passado e realizada a cada três meses, a pesquisa
foi feita junto a 19.850 pessoas, todos usuários da aviação civil,
no momento em que estavam dentro dos aeroportos. Delas, 72%
esperavam voos ou desembarcavam nos terminais domésticos. Os
restantes 28% responderam aos questionários nas áreas de embarque e
desembarque internacionais.
Elas foram instadas a atribuir notas a itens como preço do
estacionamento, disponibilidade de carrinhos para bagagem, tempo de
espera na fila, cordialidade no atendimento, limpeza dos banheiros,
restituição de bagagem, informação de voo, internet e também a
satisfação geral com o aeroporto. "Com os dados coletados dos
usuários, nós passamos a exigir de cada aeroporto que apresente um
plano de gestão para melhorar o desempenho exatamente naquilo que o
cliente está reclamando", explica o ministro-chefe da SAC, Moreira
Franco. "Nossa missão é atualizar a parâmetros do século 21 o
funcionamento da aviação civil brasileira, construída em meados do
século passado", completou o ministro.
Setores
As notas maiores dadas pelos usuários foram para atendimento,
cordialidade e eficiência dos funcionários das companhias aéreas no
check-in, além da disponibilidade de carrinhos para bagagem e rigor
na inspeção de segurança. De modo geral, os usuários se declararam
insatisfeitos com o acesso à internet sem fio e com o preço dos
estacionamentos, dos estabelecimentos comerciais dentro dos
aeroportos e de alimentação.
A amostra foi colhida em 15 dos maiores aeroportos do País --
Manaus (AM), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Brasília
(DF), Salvador (BA), Cuiabá (MT), Confins (MG), Guarulhos (SP),
Congonhas (SP), Viracopos (SP), Curitiba (PR), Galeão (RJ), Santos
Dumont (RJ) e Porto Alegre (RS).
CNTT/CUT com informações da Secretaria de Aviação
Civil
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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