Segurança
operacional foi tema de reunião realizada entre representantes do
Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), da Agência Nacional de
Aviação Civil (ANAC), da Associação dos Aeronautas (Asagol) e da
Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC), na
sexta-feira, dia 10. (Foto: SNA)
Os representantes debateram o PLS 434/11, que tem como relator o
senador Paulo Paim e visa alterar a regulamentação dos aeronautas,
com foco em fadiga humana. Apesar de terem sido convidados, os
dirigentes das companhias aéreas não
compareceram.
Limites de
jornada
Durante a reunião, os participantes destacaram a importância da
inclusão na lei de limites prescritivos de jornada mais restritivos
para operadoras que não dispuserem de um Sistema de Gerenciamento
de Risco de Fadiga (Fatigue Risk Management System) a ser
fiscalizado pela Agência Reguladora e que siga as recomendações da
Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
Para contribuir com o aperfeiçoamento científico sobre o assunto, a
ANAC sugeriu que os aeronautas enviem relatórios, publicações, além
de notas técnicas.
Nova reunião
No dia 11 de fevereiro, acontecerá uma nova reunião, que,
provavelmente, terá a participação dos dirigentes das companhias
aérea, para discutir melhorias no PLS 434/11.
CNTT/CUT com informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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