A Companhia
de Engenharia de Tráfego apresentou nesta quinta-feira, 9 de
janeiro, um estudo sobre a ampliação da área geográfica do rodízio
municipal de veículos. A proposta de inclusão de 371 metros
lineares de vias na atual área de restrição será discutida no dia
15 de janeiro no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. A
ampliação atingiria vias arteriais dos bairros, como a avenida
Aricanduva, a Radial Leste e avenida Brás Leme. (Foto: Fábio
Arantes/Secom)
A proposta foi elaborada a partir de simulação computadorizada de
diferentes cenários e fluxos de veículos. “Das várias simulações,
como ampliar o número de placas, estender para a cidade toda ou
mesmo acabar com o rodízio, o que mais se adequou às necessidades
da cidade, o que trouxe mais conforto para os motoristas, foi a
ampliação do rodízio nas grandes avenidas da cidade”, explicou o
secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
Novos eixos
O rodízio permaneceria com as mesmas regras: dois finais de placa
diariamente ficam proibidos de circular na área de restrição, de
segunda a sexta-feira das 7h às 10h e das 17h às 20h. A mudança
seria a inclusão de 35 novos eixos (cerca de 400 vias) na área de
rodízio, que atualmente abrange 150 quilômetros quadrados do
Centro Expandido.
A maior parte das vias incluídas são classificadas como Via
Arterial Tipo I, que fazem ligação entre os bairros e possibilitam
macros deslocamentos. Essas avenidas possuem pista dupla, duas ou
mais faixas de tráfego por sentido e interseção. Para não
prejudicar a circulação entre os bairros, seria permitido cruzar e
circular por pequenos trechos das vias com restrição.
Aumento na velocidade
Com a maior capilaridade do rodízio, a simulação mostrou que
haveria um ganho de 8,5% na velocidade média na cidade (de 18,9
km/h para 20,5 km/h), com diminuição de 13% na lentidão. Nas vias
arteriais, o ganho de velocidade registrado é maior, de cerca de
12%, somado a 20,3% de diminuição de filas. Na Marginal Pinheiros,
o fluxo de veículos se tornaria 7,5% mais rápido e os motoristas
enfrentariam filas 8,2% menores.
Sinalização
Para a implantação da ampliação, a CET prepara novo esquema de
sinalização vertical e horizontal, além da instalação de aparelhos
de fiscalização eletrônica em 2500 novas faixas, em todas as vias.
A implantação das mudanças ocorreria entre março e abril de
2014.
Com a apresentação do estudo, o objetivo da Prefeitura é que a
proposta seja discutida pela sociedade. “Podem aparecer sugestões
no conselho. É importante ouvir a opinião dos especialistas e dos
usuários de carros”, afirmou Tatto.
Simulação
Para chegar à proposta apresentada no dia 9, a CET simulou por meio
de um software as condições de circulação de veículos na Grande São
Paulo. A simulação leva em conta variantes como o tempo de
percurso em situação de fluxo livre, o volume de veículos e a
demanda sem rodízio. Os computadores então calculam a eficiência de
diferentes medidas de engenharia de tráfego, os custos e os
benefícios de cada situação.
Clique aqui para ver a apresentação sobre o
estudo.
CNTT/CUT com informações da Prefeitura de São Paulo
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