O Governo
Federal iniciou na quinta-feira, 19, a terceira edição de uma ação
integrada com estados e municípios para intensificar a fiscalização
e reduzir os acidentes de trânsito no Brasil no período de festas
de fim de ano e férias (19 de dezembro a 31 de janeiro de 2014) e
de carnaval (21 de fevereiro a 9 de março de 2014). A Operação
RodoVida se baseia em um diagnóstico feito pela Polícia Rodoviária
Federal (PRF), que detectou os 100 trechos mais perigosos das
rodovias federais como no índice de gravidade das rodovias federais
em 2013.
Esse índice foi desenvolvido por estudos do Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada (Ipea) e da PRF. A atuação de fiscalização
integrada será empregada com a realização de blitz nas vias que
servem de acesso a esses trechos, com participação do Ministério da
Saúde. “Os números das edições anteriores foram um sucesso e
comprovam que o trabalho articulado é importante para que possamos
salvar vidas no trânsito. Por muito tempo, a missão da saúde foi
focada na assistência, mas agora o nosso trabalho também inclui
ações de prevenção e monitoramento. Precisamos estar junto com os
órgãos de trânsito, a segurança pública, o planejamento urbano nas
três esferas de gestão - federal, estadual e municipal”, afirmou a
diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não
Transmissíveis em Promoção da Saúde, Deborah Malta.
Desde o início da Operação Rodovida, a taxa de mortes por milhão de
veículos diminuiu 24,5%, apesar da frota de veículos ter aumentado
17,5%. As semanas de natal, ano novo de 2010 e carnaval de 2011
(período 2010/2011), último ano antes do início da Rodovida,
registraram uma taxa de mortes por milhão de veículos de 13,5. Já
na primeira edição, em 2011/2012, essa taxa reduziu para 10,6. Na
edição seguinte, a taxa atingiu 10,2.
Fiscalização
A Polícia Rodoviária Federal prevê mais de 1.130 ações de
fiscalização, nas quais serão utilizados 920 novos veículos e mais
130 radares móveis.Essas ações de fiscalização estarão voltadas
para motociclistas, alta velocidade, ultrapassagem e consumo de
bebida alcoólica.
Foram definidas parcerias com os Departamentos de Trânsito dos
estados, Polícia Militar e órgãos de trânsito municipais.
O índice de gravidade, que classifica os trechos críticos, é
baseado em estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica
Aplicada (Ipea) e PRF. O índice define pesos para os acidentes
(acidente sem vítima: 1 ponto; acidente com vítima: 5 pontos;
acidente com óbito: 25 pontos). Para o cálculo, multiplica-se o
número de acidentes registrados no trecho pela pontuação de cada
tipo. O somatório final é o índice de gravidade.
Vida no Trânsito
O Ministério da Saúde desenvolve, em parceria com estados e
municípios, o Projeto Vida no Trânsito. Uma das ações é a
qualificação dos sistemas de informação sobre acidentes, feridos e
vítimas fatais. Com o banco de dados atualizado, é possível
identificar os fatores de risco e os grupos de vítimas mais
vulneráveis, como os motociclistas, assim como os locais onde o
risco de acidente é maior. O projeto também prevê o financiamento
de ações educativas em escolas, abordagem em bares e restaurantes,
dentre outras. “O Vida no Trânsito busca articulação com diversos
órgãos locais que trabalham com a temática do transito para que a
tendência do aumento de mortes no trânsito se inverta”, acrescenta
Deborah.
Lançado em 2010 nas cidades de Curitiba, Palmas, Campo Grande,
Teresina e Belo Horizonte, o projeto já apresenta resultados
positivos, considerando a razão de mortalidade por 10 mil veículos.
A maior queda foi observada na capital mineira com redução de 22,2%
(2,5/por 10 veículos em 2010 para 1,9 em 2011), seguida por
Teresina, com 20% (de 8,1 para 6,5) e Palmas 19,2% (5,5 para 4,4).
Com menor impacto, aparece Curitiba com queda de 4,4% e Campo
grande com 2,8. Atualmente, o Vida no Trânsito está presente em
todas as capitais, no Distrito Federal, além dos municípios de
Guarulhos e Campinas (SP), São Gonçalo (RJ), São José dos Pinhais e
Foz do Iguaçu (PR). No total, já foram liberados cerca de R$ 38
milhões para o projeto.
Outra frente do Ministério da Saúde para reduzir o número de
óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas
decorrentes da falta de socorro precoce é o SAMU 192. O serviço
está presente em 76% dos municípios que cortam os 100 pontos
apontados pela PRF e funciona 24 horas por dia. A estrutura do SUS
também conta com atendimento que pode ser feito em 40 centros
especializados em atendimentos de trauma, além de 30 hospitais que
estão aptos para receber vítimas de acidentes de trânsito em
municípios próximos dos trechos mais críticos das rodovias.
Radares eletrônicos
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
possui 1.745 equipamentos que operam em todo o país por meio do
Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNCV), dos
quais 821 barreiras eletrônicas, 789 radares fixos e 135
controladores de avanço de sinal. Do total, 279 estão nos 100
trechos mais perigosos detectados pela PRF.
Ainda para o próximo ano está prevista a execução de serviços de
sinalização rodoviária, serviços relacionados à área de engenharia
de trânsito e instalação de dispositivos auxiliares de segurança
viária em 17 dos 44 trechos sob administração do DNIT. As
intervenções fazem parte do Programa Nacional de Segurança e
Sinalização Rodoviária (BR Legal), que também investirá em 2014, na
implantação de sinalização turística. As vias de acesso às cidades
sedes da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 receberão
indicações especiais em inglês e espanhol, serviço que contemplará
os polos geradores de turismo em todo o país. Além disso, cerca de
dois mil pontos críticos de rodovias identificados pelas
estatísticas de acidentes receberão sinalização ostensiva com
pórticos em trechos urbanos e defensas metálicas em trechos com
curvas mais acentuadas, o que aumentará a segurança para o
tráfego.
Ações de
conscientização
A nova campanha de trânsito para as festas de fim de ano, mostra o
drama de quem acompanha uma vítima de acidente de trânsito. Sem
figurantes, o jovem Thiago Labbate foi voluntário para acompanhar
as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da
Polícia Rodoviária Federal no resgate de uma família que sofreu um
acidente grave na rodovia MG 435 de Minas Gerais. A campanha
chamada Resgate é primeira em que os ministérios das Cidades e
Transportes utilizaram imagens reais, em formato documental para um
vídeo executado fora dos padrões das produções publicitárias
tradicionais. O acidente ocorreu devido à imprudência de um
condutor que realizou a ultrapassagem em local indevido e ocasionou
a colisão frontal com o carro da família. Thiago conta que ao
chegar no local do acidente ficou emocionado ao tentar entender o
acontecido. "A vida é muito frágil e precisamos cuidar dela a cada
instante", disse Thiago Labbate.
O Parada é uma ação lançada pelo Governo Federal para a redução de
acidentes. De 2011 a 2013, foram produzidas 23 campanhas com os
temas: bebida e direção, motociclista, festa Junina, lei Seca,
ultrapassagem Perigosa, pedestres, ciclistas, motoristas
profissionais e transporte clandestino e segurança no
trânsito.
Com
informações do Ministério da
Saúde
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
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