Coletivo de Mulheres da CUT debate prostituição, paridade e formação

Confira as principais discussões do encontro realizado, nos dias 2 e 3 de dezembro, em São Paulo.


Publicação: 05/12/2013
Imagem de Coletivo de Mulheres da CUT debate prostituição, paridade e formação

Confira no Portal da CNTT/CUT os encaminhamentos da reunião do Coletivo Nacional da Secretaria da Mulher Trabalhadora CUT, que aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro, em São Paulo. (Foto: Roberto Parizotti) O evento reuniu dirigentes cutistas de todos os ramos filiados à Central. Os debates foram coordenados pela Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane Silva. Leia a seguir os principais pontos:

Prostituição
As dirigentes do Coletivo debateram o Projeto de Lei (PL) 4.211/2012, do deputado federal Jean Willys (PSOL-RJ), que descriminaliza a exploração da prostituição por casas noturnas e figuras como o cafetão. Para as mulheres da CUT, o PL defende um modelo de sociedade baseado no sistema capitalista, no patriarcado e no machismo. O grupo exige políticas públicas para que as mulheres não enxerguem na prostituição uma forma de sobrevivência.

Paridade
O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, participou do encontro na terça-feira, 2 de dezembro, e garantiu que a paridade na direção da entidade será cumprida em 2015. “É uma deliberação do nosso último congresso. Tanto nas estaduais quanto na direção nacional teremos o mesmo número de homens e mulheres a partir de 2015”, afirmou o dirigente ressaltando que a CUT é a única central do Brasil a aprovar a igualdade entre homens e mulheres na direção.

Formação
A assessora da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ) da CUT, Marilane Teixeira, apresentou o projeto de formação das mulheres, que a Central fará em parceria com Universidade de Campinas (Unicamp).
O curso terá dois anos e o objetivo é capacitar as trabalhadoras sobre os temas de gênero e mundo do trabalho. Serão seis encontros nacionais, três em 2014 e mais três em 2015, acompanhados por oficinas nacionais. A ideia é que o processo envolva também mulheres de outras centrais e combine formação, pesquisa e a publicação de dois livros.

CNTT/CUT com informações da CUT Nacional



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros