Os
aeroportos e as companhias aéreas estão adotando medidas para
atender à demanda durante a alta temporada, que vai de dezembro até
o início de março.
Somente a Infraero estima que 26,2 milhões de passageiros
circularão pelos terminais administrados pela estatal até o final
de janeiro de 2014, em razão das festas de final de ano e das
férias escolares. A demanda deve crescer 2,42% se comparado com o
mesmo período do ano passado. (Foto: Divulgação)
A estatal reforçará as atividades operacionais, de atendimento
direto ao público e de manutenção e limpeza. Além disso,
funcionários circularão pelos saguões e áreas públicas para
orientar passageiros e usuários, sendo identificados pelo colete
amarelo com o texto “Posso Ajudar/May I Help You?”.
A Infraero lembra, ainda, a disponibilidade de estabelecimentos de
alimentação que oferecem produtos com preços controlados. As
chamadas lanchonetes populares estão em nove aeroportos: Congonhas
(SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), Porto Alegre
(RS), Curitiba e Londrina (PR), Recife (PE) e Natal
(RN).
Aumento na
frequência de voos
Conforme a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), as
companhias aéreas aumentarão a frequência de voos, para garantir
alternativas e oferta de assentos, em especial nas rotas mais
procuradas.
Outra iniciativa é a criação de voos extras. Isso trará, como
conseqüência, mudanças nas escalas das tripulações, para que
assumam programações mais extensas e haja equipes de reserva.
As equipes que atuam nos aeroportos, no atendimento em balcões de
check-in e lojas terão um reforço médio de 10% no contingente. As
medidas serão mantidas até depois do
Carnaval.
Conscientização
Medidas adotadas por passageiros também
ajudam a minimizar as pressões sobre o sistema e a garantir maior
tranqüilidade nas operações durante o período. Por isso, as
companhias também estão reforçando ações de conscientização. “Com
algumas providências simples, como a realização do check-in
antecipado, hoje disponível por computadores, tablets, smartphones
e nos totens dos aeroportos, os passageiros podem facilitar
enormemente a própria viagem e as das demais pessoas”, diz o
presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.
As companhias lembram, ainda, que diante de atrasos ou
cancelamentos, resolução da Agência Nacional de Aviação Civil
(Anac) prevê a prestação de assistência aos passageiros. Além
disso, as empresas possuem aeronaves de reserva para evitar
transtornos.
Confira as dicas da Abear para deixar a viagem mais
tranquila:
- Antes de sair de casa, cheque os detalhes do voo, como aeroporto,
companhia, data e horário de partida;
- Procure fazer o check-in antecipado;
- Devido ao horário de verão, que dura até 15 de fevereiro, alguns
voos tiveram horários de partida e de chegada alterados;
- Dê preferência a malas em bom estado de conservação e mantenha
todas as peças devidamente etiquetadas, com nome, telefone e
endereço;
- Respeite os limites de quantidade de volumes, tamanho e peso para
as bagagens de mão e de porão, evitando contratempos e custos
adicionais;
- Não despache dinheiro, joias ou objetos de valor, além de
quaisquer itens explicitamente proibidos pelas regras de
segurança;
- Mantenha o comprovante do despacho até a retirada das
bagagens;
- Siga os horários indicados de comparecimento para o voo: chegar
muito cedo não adianta o embarque; chegar de última hora pode não
dar tempo para embarcar;
- Certifique-se de portar seu documento com foto, bem como os das
crianças e menores de idade, além de autorizações necessárias;
- Caso seja um passageiro com necessidade de assistência especial,
comunique à companhia aérea com antecedência mínima de 48h do
embarque para assegurar atendimento adequado;
- Se for um passageiro com condição médica, ainda que não
contagiosa, entre em contato com companhia aérea para verificar a
necessidade de portar um atestado para o
embarque.
CNTT/CUT
com informações de Natália Pianegonda/CNT
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL