Infraero estima que 26,2 milhões de passageiros circularão pelos terminais até janeiro

Os aeroportos e as companhias aéreas estão adotando medidas para atender à demanda durante a alta temporada.


Publicação: 04/12/2013
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Os aeroportos e as companhias aéreas estão adotando medidas para atender à demanda durante a alta temporada, que vai de dezembro até o início de março.
Somente a Infraero estima que 26,2 milhões de passageiros circularão pelos terminais administrados pela estatal até o final de janeiro de 2014, em razão das festas de final de ano e das férias escolares. A demanda deve crescer 2,42% se comparado com o mesmo período do ano passado. (Foto: Divulgação)
A estatal reforçará as atividades operacionais, de atendimento direto ao público e de manutenção e limpeza. Além disso, funcionários circularão pelos saguões e áreas públicas para orientar passageiros e usuários, sendo identificados pelo colete amarelo com o texto “Posso Ajudar/May I Help You?”.
A Infraero lembra, ainda, a disponibilidade de estabelecimentos de alimentação que oferecem produtos com preços controlados. As chamadas lanchonetes populares estão em nove aeroportos: Congonhas (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba e Londrina (PR), Recife (PE) e Natal (RN).

Aumento na frequência de voos
Conforme a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), as companhias aéreas aumentarão a frequência de voos, para garantir alternativas e oferta de assentos, em especial nas rotas mais procuradas.
Outra iniciativa é a criação de voos extras. Isso trará, como conseqüência, mudanças nas escalas das tripulações, para que assumam programações mais extensas e haja equipes de reserva.
As equipes que atuam nos aeroportos, no atendimento em balcões de check-in e lojas terão um reforço médio de 10% no contingente. As medidas serão mantidas até depois do Carnaval.

Conscientização
Medidas adotadas por passageiros também ajudam a minimizar as pressões sobre o sistema e a garantir maior tranqüilidade nas operações durante o período. Por isso, as companhias também estão reforçando ações de conscientização. “Com algumas providências simples, como a realização do check-in antecipado, hoje disponível por computadores, tablets, smartphones e nos totens dos aeroportos, os passageiros podem facilitar enormemente a própria viagem e as das demais pessoas”, diz o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.
As companhias lembram, ainda, que diante de atrasos ou cancelamentos, resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prevê a prestação de assistência aos passageiros. Além disso, as empresas possuem aeronaves de reserva para evitar transtornos.

Confira as dicas da Abear para deixar a viagem mais tranquila:

- Antes de sair de casa, cheque os detalhes do voo, como aeroporto, companhia, data e horário de partida;
- Procure fazer o check-in antecipado;
- Devido ao horário de verão, que dura até 15 de fevereiro, alguns voos tiveram horários de partida e de chegada alterados;
- Dê preferência a malas em bom estado de conservação e mantenha todas as peças devidamente etiquetadas, com nome, telefone e endereço;
- Respeite os limites de quantidade de volumes, tamanho e peso para as bagagens de mão e de porão, evitando contratempos e custos adicionais;
- Não despache dinheiro, joias ou objetos de valor, além de quaisquer itens explicitamente proibidos pelas regras de segurança;
- Mantenha o comprovante do despacho até a retirada das bagagens;
- Siga os horários indicados de comparecimento para o voo: chegar muito cedo não adianta o embarque; chegar de última hora pode não dar tempo para embarcar;
- Certifique-se de portar seu documento com foto, bem como os das crianças e menores de idade, além de autorizações necessárias;
- Caso seja um passageiro com necessidade de assistência especial, comunique à companhia aérea com antecedência mínima de 48h do embarque para assegurar atendimento adequado;
- Se for um passageiro com condição médica, ainda que não contagiosa, entre em contato com companhia aérea para verificar a necessidade de portar um atestado para o embarque.

CNTT/CUT com informações de Natália Pianegonda/CNT



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