Especial Seminário: Renovação Nacional da Frota de Caminhões será apresentado à Dilma

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, disse que o programa dará maior eficiência ao transporte de cargas.


Publicação: 24/11/2013
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O debate da implantação do Programa Nacional de Renovação da Frota de Caminhões no Brasil foi o tema da parte da tarde do 1º Seminário Nacional Transporte de Carga “Desafios para o desenvolvimento e para condições de trabalho dignas” da CUT, realizado no dia 22, na sede do Sindicato dos Químicos de São Paulo.
O assunto, que íntegra o documento “Carta à Sociedade” que  foi aprovado no final do evento,(Clique aqui) foi abordado pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, e a mesa foi mediada pelo presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Paulo Cayres. (crédito foto: Roberto Parizotti)
Rafael disse que o programa apresentado à presidenta Dilma nesta segunda-feira, 25, e terá como princípios a definição de metas anuais de caminhões a serem substituídos, linha de crédito do BNDES especial para o programa e a implantação de um bônus econômico para incentivo a troca do veículo.
O dirigente destaca que o programa dará maior eficiência ao transporte de cargas no País, propiciando a redução de acidentes, da poluição e contribuirá para a geração de empregos e renda.


Crédito e qualificação
Rafael disse que Programa são a elaboração de um projeto unificado que conceda crédito aos caminhoneiros autônomos e a qualificação, para que o caminhoneiro possa ter total conhecimento da nova máquina que irá utilizar, com mais tecnologia embarcada, o Programa deve prever cursos de reciclagem e atualização.

Entidades que participam da construção de um projeto único para a Renovação da Frota de Caminhões

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – SMABC - Anfavea – Sindicato das Montadoras - Fenabrave – Sindicato das Distribuidoras de Veículos - Sindipeças – Sindicato das Autopeças - Instituto Aço Brasil - Confederação Nacional dos Transportes - CNT - Associação Nacional de Transporte de Carga e Logística – NTC e Logística - Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e de Aço – Inesfa

Entenda mais:
O debate da renovação de frota no Brasil

O SMABC discute este tema desde 1998 quando lançou o documento “Renovação e reciclagem da frota de veículos”;
Em 2003, foi apresentado ao então presidente eleito Lula, o plano de 7 metas, na qual foi proposto uma meta de renovação da frota de veículos;
Em 2009, em meio a crise internacional o SMABC propôs ao Presidente Lula um programa para renovação da Frota de Caminhões;
Em 2011, foi novamente apresentado o tema da renovação da Frota de Caminhões para a presidente eleita Dilma;
Com a criação do Conselho Setorial Automotivo em 2012, o SMABC apresenta o tema aos diferentes ministérios e inicia o debate com os demais setores envolvidos;
Em 2013, inicia-se um debate com diversos setores para a construção de uma proposta conjunta a ser apresentada a Casa Civil.


Princípios
Definição de metas anuais de caminhões substituídos;
Programa voltado para caminhões com mais de 30 anos
Inspeção Veicular Técnica e Ambiental;
Destruição total do veículo substituído;
Substituição por veículos com mais de 10 anos;
Realização da baixa do veículo;
Linha de crédito do BNDES especial para o programa;
Implantação de um bônus econômico para incentivo a troca do veículo;
Criação de uma linha de crédito vinculada às receitas do cartão frete (“crédito consignado” para compra do caminhão);

 

 

 


 




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