O debate da
implantação do Programa Nacional de Renovação da Frota de Caminhões
no Brasil foi o tema da parte da tarde do 1º Seminário Nacional
Transporte de Carga “Desafios para o desenvolvimento e para
condições de trabalho dignas” da CUT, realizado no dia 22, na sede
do Sindicato dos Químicos de São Paulo.
O assunto, que íntegra o documento “Carta à Sociedade” que
foi aprovado no final do evento,(Clique
aqui) foi abordado pelo presidente do Sindicato dos
Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, e a mesa foi mediada pelo
presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT),
Paulo Cayres. (crédito foto: Roberto
Parizotti)
Rafael disse que o programa apresentado à
presidenta Dilma nesta segunda-feira, 25, e terá como princípios a
definição de metas anuais de caminhões a serem substituídos, linha
de crédito do BNDES especial para o programa e a implantação de um
bônus econômico para incentivo a troca do veículo.
O dirigente destaca que o programa dará maior eficiência ao
transporte de cargas no País, propiciando a redução de acidentes,
da poluição e contribuirá para a geração de empregos e
renda.
Crédito e qualificação
Rafael disse que Programa são a elaboração de um projeto unificado
que conceda crédito aos caminhoneiros autônomos e a qualificação,
para que o caminhoneiro possa ter total conhecimento da nova
máquina que irá utilizar, com mais tecnologia embarcada, o Programa
deve prever cursos de reciclagem e atualização.
Entidades que participam da construção de um projeto único para a
Renovação da Frota de Caminhões
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – SMABC - Anfavea – Sindicato das
Montadoras - Fenabrave – Sindicato das Distribuidoras de Veículos -
Sindipeças – Sindicato das Autopeças - Instituto Aço Brasil -
Confederação Nacional dos Transportes - CNT - Associação Nacional
de Transporte de Carga e Logística – NTC e Logística - Instituto
Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e de Aço – Inesfa
Entenda mais:
O debate da renovação de frota no Brasil
O SMABC discute este tema desde 1998 quando lançou o documento
“Renovação e reciclagem da frota de veículos”;
Em 2003, foi apresentado ao então presidente eleito Lula, o plano
de 7 metas, na qual foi proposto uma meta de renovação da frota de
veículos;
Em 2009, em meio a crise internacional o SMABC propôs ao Presidente
Lula um programa para renovação da Frota de Caminhões;
Em 2011, foi novamente apresentado o tema da renovação da Frota de
Caminhões para a presidente eleita Dilma;
Com a criação do Conselho Setorial Automotivo em 2012, o SMABC
apresenta o tema aos diferentes ministérios e inicia o debate com
os demais setores envolvidos;
Em 2013, inicia-se um debate com diversos setores para a construção
de uma proposta conjunta a ser apresentada a Casa
Civil.
Princípios
Definição de metas anuais de caminhões substituídos;
Programa voltado para caminhões com mais de 30 anos
Inspeção Veicular Técnica e Ambiental;
Destruição total do veículo substituído;
Substituição por veículos com mais de 10 anos;
Realização da baixa do veículo;
Linha de crédito do BNDES especial para o programa;
Implantação de um bônus econômico para incentivo a troca do
veículo;
Criação de uma linha de crédito vinculada às receitas do cartão
frete (“crédito consignado” para compra do
caminhão);



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