O Governo
do Estado de São Paulo iniciará neste mês de novembro os testes com
o E Bus, o primeiro ônibus articulado do mundo
movido totalmente a baterias. O programa de testes
desenvolvido em parceria com a Mitsubishi Heavy Industries (MHI) e
a Mitsubishi Corporation (MC), do Japão, além da concessionária
Metra - Sistema Metropolitano de Transportes, tem como objetivo
verificar a viabilidade técnica e econômico-financeira da
implementação da tecnologia de tração elétrica, totalmente movida a
bateria, sem a necessidade de implantação de rede aérea de
alimentação.
Testes
Os testes serão feitos na Extensão Diadema – Morumbi (São
Paulo), do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara),
sistema gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes
Urbanos (EMTU/SP), e começarão neste mês de novembro, sem
carregamento de passageiros. De janeiro a junho de 2014 os usuários
do transporte coletivo poderão utilizar o E Bus em operação
regular.
A escolha da Extensão Diadema Morumbi (São Paulo) para o programa
de testes se deu em função de não haver neste trecho a operação de
veículos com tecnologia totalmente isenta de emissão de poluentes.
Ao mesmo tempo, fornecerá uma base de dados importante, caso se
concretize a opção futura por esta tecnologia na referida
extensão.
Baterias
A MHI desenvolveu o sistema de baterias de tração que foi integrado
a um veículo de propriedade da concessionária Metra (articulado,
com 18 metros de comprimento e capacidade de carregamento de 124
passageiros). As baterias são compostas por íons de lítio
recarregáveis, do tipo das utilizadas em equipamentos eletrônicos
portáteis, capazes de armazenar muito mais energia do que as
baterias de tração mais comumente utilizadas.
A operação foi planejada para permitir, ao longo do dia, quatro
recargas rápidas (cada uma com duração de quatro minutos) no
Terminal Diadema, totalizando diariamente 160 km de rodagem
(incluindo deslocamentos entre a garagem e o terminal). Além disso,
o ônibus receberá cargas lentas (com duração de duas a três horas)
na garagem da Concessionária Metra durante a noite e em horários de
baixa demanda de passageiros.
CNTT/CUT com informações do Uol - Consumidor Moderno
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