O Sindicato
dos Estivadores de Santos e os terminais de contêineres de uso
público assinaram um acordo coletivo histórico para a utilização de
mão de obra mista nas operações a bordo.
A composição será 50% de estivadores avulsos – sem vínculo
empregatício – e igual percentual de celetistas. Todos serão
selecionados e recrutados junto aos trabalhadores registrados no
Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), como determina a Lei dos
Portos. (Foto:
Reprodução / Google Imagens)
Até agora, os terminais usavam basicamente trabalhadores avulsos,
que operam em todos os terminais do porto em esquema de rodízio
permanente.
O sistema inviabiliza a ligação com a empresa, uma das principais
críticas da iniciativa privada. Além disso, os avulsos são
considerados mais caros que os trabalhadores celetistas.
A antiga Lei dos Portos já previa a possibilidade de os terminais
buscarem na base do Ogmo trabalhadores para vincular por prazo
indeterminado (CLT).
Houve algumas negociações entre Sindicato e empresas em 2011 e
2012. Mas, devido a então iminente publicação da nova Lei dos
Portos, ocorrida em junho deste ano, as partes suspenderam as
negociações. “Pela primeira vez a estiva assina um acordo coletivo
de vínculo [empregatício]. É inovador porque prevê uma transição
equilibrada e pacífica tanto para o lado laboral quanto para o
empresarial”, disse Sérgio Aquino, consultor portuário e
coordenador da Câmara de Contêineres de Terminais Especializados do
Sindicato Patronal dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo
(Sopesp). Ele foi um dos responsáveis por costurar a negociação,
finalizada nesta quinta-feira, 6 de novembro.
O acordo é válido de 1º de dezembro deste ano até 28 de fevereiro
de 2015 e prevê a operação mista nos cinco terminais de contêineres
de uso público de Santos: Santos Brasil, Libra Terminais, Ecoporto,
Rodrimar e Brasil Terminal Portuário (BTP).
Com informações do Valor Econômico
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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