Metrô vai investigar contratos da Alstom fechados nas gestões de Covas e Alckmin

Empresa francesa está sendo investigada por suspeita de suborno para fechar contratos na América do Sul


Publicação: 08/05/2008
Imagem de Metrô vai investigar contratos da Alstom fechados nas gestões de Covas e Alckmin

 

 

O Metrô de São Paulo informou que vai investigar os contratos firmados com a empresa francesa Alstom entre 1995 e 2003, durante as gestões dos governadores Geraldo Alckmin e Mário Covas. A Alstom está sendo investigada na Suíça por suspeita de pagamento de suborno para fechar contratos na América do Sul e em países da Ásia. A Alstom afirmou que tudo não passa de especulação.

De acordo com reportagem do 'Wall Street Journal', as polícias suíça e brasileira teriam se reunido para discutir um suposto pagamento de US$ 6,8 milhões que funcionários da Alstom teriam desembolsado a título de suborno para ganhar um contrato de US$ 45 milhões para ampliação do metrô paulistano. Os contratos teriam sido fechados entre 1995 e 2003.

 

O grupo Alston reconheceu que funcionários prestaram depoimento na condição de testemunhas de uma investigação na Suíça, mas afirmou que afirmações sobre suborno não passam de especulação.

 

Em 2003, a Alstom venceu concorrência para projetar e fornecer a infra-estrutura eletromecânica para a Linha 4 do metrô. Na nova linha, a empresa francesa é responsável por fornecer, instalar e testar os sistemas de suprimento e distribuição de energia elétrica, equipamentos de telecomunicações e sistemas auxiliares (como detecção de incêndio, bombeamento e iluminação). O contrato é no valor de 80 milhões de euros. "Este voto de confiança na tecnologia e know-how da Alstom em sistemas de metrô é também a confirmação de nosso longo relacionamento bem sucedido com São Paulo", afirmou na ocasião Francis Jelensperger, vice-presidente sênior do Setor Transporte da Alstom para a região das Américas.

 

Nos últimos 30 anos, segundo divulgação feita pela própria Alstom, a empresa forneceu mais de 600 carros de metrô para o São Paulo. Também foi a líder do consórcio que construiu a Linha 5.

 

Em 2005, a empresa venceu licitação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para fornecer trens e equipamento de tração.

 

A empresa francesa atua na área em que o governo paulista prevê mais investimentos no período de 2007 a 2010. A Secretaria de Transportes Metropolitanos prevê investimentos de R$ 16,3 milhões, sendo 55,7% no metrô e 36,75% na CPTM. A maioria dos recursos é do próprio governo do estado ou de empréstimos concedidos por financiadores.

 

  Fonte: O Globo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



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