A CNTT/CUT
está participando dos debates da Campanha de Sindicalização da CUT
– cuja meta é conquistar 13% de crescimento chegando a um milhão de
novos associados e também a filiação de mil novas entidades à
Central. Esta bandeira faz parte da comemoração dos 30 anos
de fundação da CUT, que será em 28 de agosto. A Confederação
participou de uma reunião, no dia 29 de maio, na sede da Central,
no Brás, que foi organizada pela Secretaria Nacional de
Organização. (foto:
reunião SNO - crédito SECOM/CUT)
Participaram assessores e dirigentes das áreas de comunicação dos
ramos do Macrossetor de Logística (transportes), Serviços e
Comércio. Os trabalhos foram coordenados pelo secretário-adjunto de
Organização e Política Sindical da CUT, Valeir Ertle.
Na ocasião, foram debatidas alternativas para alcançar os
trabalhadores não filiados nas bases dos sindicatos cutistas.
“Algumas ideias são a personalização dos materiais de campanha
(abaixo boxe) para
cada ramo, que deverão atender questões relativas a cada setor,
gênero e região”, frisa Valeir.
O dirigente disse que a Campanha foi lançada, no Dia 1º de Maio, e
foi distribuído um “kit de sindicalização” com camiseta,
boné, praguinha e cartaz (com o slogan e a logomarca da Campanha)
para os sindicatos, federações e confederações filiados em todo o
País. "Agora, estamos na fase 2 da Campanha e precisamos
saber das dificuldades de cada ramo e como está sendo a aceitação
dos materiais”, disse.
A SNO informou que serão realizadas reuniões periódicas com todos
os ramos envolvidos, visando acompanhar o processo de
sindicalização nas bases. A Secretaria pede aos sindicatos,
federações e confederações filiados que enviem informações
relativas aos seus setores (textos e fotos), para que possam
fortalecer a Campanha no Brasil.

Fortalecer os sindicatos
combativos
Durante a sua história, a CUT organizou diversas campanhas de
sindicalização, com especial destaque a Campanha ‘Uma abelha só não
faz pressão. Vá voando se sindicalizar’ lançada na década de
90.
Um momento em que os trabalhadores eram atacados pela recessão,
desemprego e arrocho salarial e a saída para a crise neoliberal
passava pela organização e fortalecimento das entidades sindicais
combativas.
“A CUT tem um diferencial: é combativa, de luta, de garra e para
os/as trabalhadores/as é fundamental ter uma central sindical que
lute efetivamente pelos seus direitos. Esta Campanha é a
continuidade de um trabalho permanente. Todos trabalhadores unidos,
sindicalizados, tendo um papel ativo no sindicato, participando das
lutas, assembleias, mobilizações. Isso refletirá no fortalecimento
da representatividade dos sindicatos e, consequentemente, na
melhoria nas condições de vida, saúde e trabalho de cada um/uma“,
assinalou Valeir.
Nesses quase 30 anos, a CUT esteve presente e participou ativamente
das mudanças que ocorreram no Brasil como porta-voz dos
trabalhadores e de toda a sociedade. “Nossa expectativa é que todas
as CUTs, sindicatos e ramos tomem iniciativas e coloquem a Campanha
na rua. A ideia é mobilizar os estados e ramos, fomentando o debate
em todas as atividades, como plenárias, congressos, assembleias,
ond estaremos fazendo a discussão, sensibilizando e mobilizando
nossas entidades sindicais. Somente juntos é que realmente vamos
alcançar o êxito na Campanha”.
Viviane Barbosa,
editora do Portal da CNTT/CUT, com a colaboração de Egberto
Lima
Clique aqui
e baixe as peças da Campanha de Sindicalização da
CUT
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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