“Os trabalhadores precisam se mobilizar por meio das entidades sindicais”, destaca presidente da FNP

Eduardo Guterra participou do “Encontro Regional de Planejamento da CUT– Região Sudeste” que aconteceu os dias 25, 26 e 27.


Publicação: 28/03/2013
Imagem de “Os trabalhadores precisam se mobilizar por meio das entidades sindicais”, destaca presidente da FNP

O presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Guterra, participou do “Encontro Regional de Planejamento da CUT– Região Sudeste”, na Escola Sindical Sete de Outubro, em Belo Horizonte, que aconteceu os dias 25, 26 e 27.
Na ocasião, o presidente da FNP pediu ao ministro de Trabalho e Emprego, Manoel Dias, atenção em relação ao que foi negociado no Congresso Nacional sobre a MP 595/12, a fim de assegurar os direitos dos portuários.
Manoel Dias, que esteve presente no encerramento do evento, se comprometeu a recuperar a participação dos trabalhadores nas decisões do Ministério de Trabalho.
O Encontro Regional de Planejamento é a continuidade do “Encontro Nacional do Macrossetor Comércio, Serviços e Logística da CUT”, ocorrido no início deste mês.  Na ocasião, Guterra apresentou proposta sobre logística e infraestrutura de transportes e portos.

Situação do setor de transporte
Atualmente, o setor de transporte passa por uma profunda transformação, com objetivo de aumentar a competitividade e melhorar a estrutura de logística brasileira. Dentro desse contexto, o governo lançou “O Plano Nacional de Logística: Rodovias e Ferrovias” e anunciou investimentos. No setor portuário houve uma mudança de marco regulatório, uma reorganização institucional dos portos por meio da Medida Provisória 595/12 em discussão no Congresso Nacional.
Para Guterra, que também é secretario adjunto da Executiva Nacional da CUT e vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes (CNTT), os trabalhadores precisam se mobilizar por meio das entidades sindicais para que os projetos que visam desenvolver o país, atrair investimento e melhorar logística garantam também condições de trabalho decentes.
No setor portuário, após mobilização em todo o país, os trabalhadores conseguiram acordo para alterar diversos pontos da Medida Provisória 595/12 com o intuito garantir condições dignas de trabalho à categoria. “Queremos o desenvolvimento do Brasil, mas com justiça social e respeito aos trabalhadores”, disse Guterra.

Com informações da FNP



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros