3,5 milhões de pessoas morrem pela falta de água potável

A CUT promove ato para celebrar o Dia Mundial da Água, 22 de março.


Publicação: 22/03/2013
Imagem de 3,5 milhões de pessoas morrem pela falta de água potável

A cada 15 segundos, uma criança morre de doenças relacionadas à falta de água potável, de saneamento e de condições de higiene no mundo, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Todos os anos, 3,5 milhões de pessoas morrem no mundo por problemas relacionados ao fornecimento inadequado da água, à falta de saneamento e à ausência de políticas de higiene, segundo representantes de outros 28 organismos das Nações Unidas, que integram a ONU-Água.
No Relatório sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, documento que a ONU-Água divulga a cada três anos, os pesquisadores destacam que quase 10% das doenças registradas ao redor do mundo poderiam ser evitadas se os governos investissem mais em acesso à água, medidas de higiene e saneamento básico.
No Brasil, dados divulgados pelo Ministério das Cidades e pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico, mostram que, até 2010, 81% da população tinham acesso à água tratada e apenas 46% dos brasileiros contavam com coleta de esgotos. Do total de esgoto gerado no país, apenas 38% recebiam tratamento no período.


CUT
A Central Única dos Trabalhadores (CUT-MT) e diversas entidades promovem ato em Mato Grosso para celebrar o Dia Mundial da Água nesta sexta-feira, dia 22 de março. Também participam da atividade o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Sintaesa), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Membros do Comitê pela Retomada da Concessão Pública da Água e do Saneamento de Cuiabá.
As entidades aproveitarão a seção itinerante da Câmara dos Vereadores de Cuiabá (Mato Grosso) para realizar um Ato Público pela retomada da concessão pública da água. Segundo o secretário de comunicação da CUT-MT, Robinson Ciréia,  água é tema importante para humanidade. “É o recurso natural mais precioso e não é infinito. A água é uma fonte de vida de todos e não deve ser uma fonte de lucro para poucos. Água e Saneamento são direitos universais, e não podem ser explorados como mais uma mera mercadoria”, afirmou o diretor da CUT-MT.

Dia Mundial da Água
A dato foi recomendada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED). É comemorada anualmente, desde 1993, em 22 de março como meio para chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Serviço

Ato pela retomada da concessão pública água e saneamento.
Data: sexta-feira, dia 22 de março
Horário: às 20h
Local: Bairro Santa Amália, quadra da Escola Estadual Marcelina de Campos, Cuiabá (MT)
Contato: Robinson Ciréia, telefone: (65) 8429-4993

Com informações da CUT e da Agência Brasil



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros