Guterra desmente greve dos portuários anunciada por Paulinho

O presidente da Federação Nacional dos Portuários negociará com o governo até o dia 14.


Publicação: 07/03/2013
Imagem de Guterra desmente greve dos portuários anunciada por Paulinho

O presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Guterra, negou que os portuários tenham aprovado uma greve geral para o próximo dia 19, conforme anunciou na quarta-feira, dia 6 de março, o deputado federal Paulinho da Força, presidente da Força Sindical. "Ainda estamos negociando com o governo federal. Temos uma plenária na próxima quinta-feira, dia 14. Se até lá as negociações não avançarem, então a categoria vai analisar a possibilidade de greve", disse Guterra. A plenária mencionada por Guterra está marcada para a véspera do fim do prazo, 15 de março, que governo e representantes da categoria acertaram no último dia 22 de fevereiro, quando os trabalhadores de diversos portos pararam suas atividades em protesto contra a Medida Provisória 595.
O acordo estabelece que qualquer paralisação deveria ser suspensa até o dia 15 de março. Durante o período, sindicalistas e governo negociariam os termos da MP 595, que estabelece novo marco regulatório para o setor, em substituição a Lei 8.630, a chamada Lei de Modernização dos Portos, de 1993. A medida, contudo, enfrenta forte resistência dos portuários.
Após Paulinho anunciar como certa a paralisação, o líder do governo no Senado e relator da MP dos Portos, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), lamentou o que, se confirmado, seria, para ele, uma quebra do acordo entre os sindicalistas e o governo. “Paulinho está antecipando algo que ainda está em negociação”, declarou Braga.
Para Guterra, a plenária ocorrida na quarta-feira, dia 6, no Congresso Nacional, e durante a qual o deputado Paulinho da Força diz ter sido aprovado o início da greve no próximo dia 19, não teve caráter deliberativo. O sindicalista, contudo, destaca que se a categoria não for ouvida dentro do prazo combinado, uma eventual paralisação não está descartada.

Com informações da Agência Brasil

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros