Na última segunda-feira, dia 18, o
Sindicato dos Bancários de São Paulo se reuniu com a psicóloga e
integrante do Observatório da Mulher, Rachel Moreno, que lança o
livro A Imagem da Mulher na Mídia.
A autora defende o controle social comparado respeitando a
liberdade de expressão da mídia, e critica como as mídias exploram
a imagem da mulher.
No evento, marcado às 19h, os convidados discutiram as diversas
formas que vários países encontraram de definir e estabelecer um
controle social da imagem da mulher na mídia, e o que poderia ser
feito no Brasil. Participaram da conversa, além da autora, a
presidenta do Sindicato dos Bancários, Juvandia Moreira, Rosane
Bertotti, secretária nacional de Comunicação da CUT, Altamiro
Borges, do Barão de Itararé, e a deputada federal Luiza
Erundina.
Mulher no trabalho
Apesar de que as
mulheres cresceram no mercado de trabalho e sejam mais
independentes em comparação a gerações passadas, sua imagem ainda é
explorada de maneira sensacionalista pelos meios de comunicação,
principalmente publicitários, sendo destaque, na maioria das vezes,
em notícias sobre violência.
Em 2003, os homens representavam 57% da força de trabalho e hoje
são 54,4%, aproximadamente 12,5 milhões. Já as mulheres, passaram
de 43% para 45,5%, 10,5 milhões. Em números absolutos, a população
masculina no mercado cresceu 18,3% e a feminina, 31,5% segundo o
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE).
Com informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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