SINA firma 1° Acordo Coletivo de Trabalho com as Concessionárias de Guarulhos e Campinas

As empresas se comprometeram a não retirar direitos.


Publicação: 13/02/2013
Imagem de SINA firma 1° Acordo Coletivo de Trabalho com as Concessionárias de Guarulhos e Campinas

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA) e as Concessionárias de Guarulhos (Gru Airport) e Campinas (Aeroportos Brasil-Viracopos) assinaram nos dias 6 e 7 de fevereiro o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que foi aprovado pela categoria em assembleias. Isso é um fato histórico por que os últimos ACTs eram firmados com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Em 2012, o governo federal concedeu estes dois aeroportos e o de Brasília (Juscelino Kubitschek) para a iniciativa privada. As vencedoras dos leilões foram Invepar (Guarulhos), Aeroportos Brasil (Campinas) e Inframérica Aeroportos (Brasília). A Concessionária de Campinas assume o aeroporto a partir desta quinta, dia 14, e a GRU Airport na sexta. Os ACTs foram firmados em razão da transição de comando, o seja, de Infraero para as concessionárias. (foto: assinatura dos ACT com as concessionárias - crédito: SINA)
Segundo o presidente do SINA, Francisco Lemos, o acordo com a Concessionária de Campinas assegura “aos funcionários condições de trabalho equivalentes àquelas existentes ao tempo de vínculo com a Infraero e destaca que  essa transição não acarretará perda de direitos”. O mesmo foi acordado com Guarulhos.
Outra cláusula importante aprovada é a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, exceto para os ocupantes de cargos cuja jornada é regulada por legislação específica.   O SINA informa que o ACT de Viracopos terá vigência até o dia 30 de abril deste ano, e que na próxima Campanha Salarial, cuja data-base é 1° de maio, serão debatidos melhorias e ampliações dos direitos sociais e econômicos.

Guarulhos e Brasília
O Portal CNTT/CUT divulgará nos próximos dias os detalhes do ACT da Concessionária GRU Airport, assinado no dia 6 de fevereiro.  Já com relação ao ACT do Aeroporto de Brasília, o SINA disse que deverá ser assinado até o final desse mês. O Sindicato Nacional dos Aeroportuários, filiado à CNTT/CUT, representa 14 mil trabalhadores em todo o Brasil.
 

Viviane Barbosa com  a colaboração de Ana Abril e informações do SINA

 

 

 

 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros