Lula pede a Obama equidade para América Latina

O ex-presidente falou durante a 3ª Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo".


Publicação: 31/01/2013
Imagem de Lula pede a Obama equidade para América Latina

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu na última quarta-feira, dia 30, ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que tenha em seu segundo mandato "um olhar mais justo" para a América Latina, durante uma conferência que ofereceu em um fórum internacional em Havana.
"Espero que o presidente Obama, neste seu segundo mandato, tenha um olhar mais justo e mais equitativo para nossa querida América Latina e, principalmente, acabe com o bloqueio que os EUA mantêm contra Cuba há 50 anos”, disse Lula no encerramento da 3ª Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo". 

Ato
A “3ª Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo” é um evento em homenagem ao 160 anos de nascimento do herói da independência cubana José Martí. Lula começou sua fala pedindo um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do incêndio em Santa Maria. O ex-presidente também desejou uma plena e rápida recuperação ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e disse estar usando uma Guayabera vermelha em sua homenagem.
No início da tarde, Lula esteve com o ex-presidente cubano Fidel Castro. Pela manhã, Lula visitou as obras do Porto Mariel, acompanhado do atual presidente de Cuba, Raúl Castro.
O ex-presidente falou também sobre a crise europeia, e a crescente desigualdade e desemprego nos países desenvolvidos.
Lula defendeu a necessidade de se formular uma nova doutrina para a integração da América Latina, que vá além da questão econômica. “Apesar de nossas diferenças, temos uma grande força que é nossa unidade. Estamos juntos na luta por liberdade, por transformações sociais, contra a desigualdade social. A diversidade nos fortalece.”
Lula encerrou seu discurso falando sobre sua crença em um mundo mais justo e mais igual, a partir da sua própria experiência como presidente. “Quero concluir dizendo que é perfeitamente possível. Se antes dizia teoricamente, hoje digo pela minha experiência de que é possível construir um mundo diferente de hoje. Outro mundo é possível.”

Com informações do Instituto Lula

 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros