Sindicato previne Dilma sobre os riscos de abrir céus

O fechamento de companhias nacionais e a perdida de ligações aéreas são possíveis consequências.


Publicação: 31/01/2013
Imagem de Sindicato previne Dilma sobre os riscos de abrir céus

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) enviou correspondência para a Presidenta da República, Dilma Roussef, alertando quanto aos riscos que o país corre abrindo suas rotas domésticas às empresas estrangeiras.
Apesar de pressões de dentro do governo pela aprovação de acordos de céus abertos com a União Europeia e de aviação de cabotagem, a presidenta Dilma Roussef tem demonstrado resistência quanto aos termos do acordo.
 
Efeitos
Na carta, o SNA alertou a Presidenta que essa proposta não fomentará em nada a aviação nacional.
Após a queda da média tarifária em mais de 50% nos últimos 10 anos, qualquer redução nas tarifas sem a mudança nos fatores competitivos das aéreas, será desastrosa para o equilíbrio econômico e financeiro das companhias nacionais.
Os preços podem cair artificialmente por um tempo com o objetivo de prejudicar ou eliminar concorrentes. Assim, a redução nas tarifas será temporária, já o fechamento de companhias nacionais, não.
Na opinião do SNA, a redução ou fechamento de empresas nacionais e o desinteresse das estrangeiras pelas rotas deficitárias ou menos lucrativas, fará com que grandes regiões do país percam suas ligações aéreas. Sem essas ligações e com o passar do tempo e a volta na alta das tarifas, quem pagará a conta será o usuário brasileiro.
Outro efeito inevitável da abertura do céu brasileiro será a substituição da qualificada mão de obra nacional de aeronautas e aeroviários por trabalhadores estrangeiros.
Abrir o mercado brasileiro de aviação sem garantir condições de competitividade, fará com que a maioria do setor entre em risco de quebradeira, situação já vivida no Brasil na era Collor, no início dos anos 90, quando setores industriais inteiros como as fábricas nacionais de computadores quase desapareceram do país.

Com informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros