A Câmara dos
Deputados aprovou em Plenário, no dia 16 de outubro, um Projeto de
Lei que estabelece novas normas para a investigação de acidentes de
aeronaves (PL 2453/07). O texto agora será apreciado pelo Senado. O
objetivo do PL é fortalecer a investigação preventiva, cuja
finalidade é evitar que novos acidentes aconteçam pela mesma
causa.
O
Projeto proíbe o uso dos relatórios finais de acidentes aéreos como
prova em inquéritos judiciais ou administrativos. O objetivo da
restrição é separar as investigações criminais das de segurança
aérea, para permitir que os depoentes prestem o máximo de
informações possíveis, sem medo de serem processados
criminalmente.
As novas
regras seriam aplicadas ao Sistema de Investigação e Prevenção de
Acidentes Aeronáuticos (Sipare), executado pelo Centro de
Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), e
incorporam diretrizes assinadas pelo Brasil na Convenção sobre
Aviação Civil Internacional (conhecida como Convenção de Chicago).
Até o momento, o Brasil não adaptou sua legislação às normas da
Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), como determina a
convenção.
O
PL proíbe a divulgação das gravações de conversas nas salas de
controle de tráfego aéreo e nas cabines de pilotagem, assim como
dos dados dos sistemas de notificação voluntária de
ocorrências.Também
determina que os especialistas do Cenipa que vierem a colaborar com
as investigações criminais não sejam os mesmos que participaram das
investigações sobre o acidente. E que as investigações sobre o
acidente precedam qualquer investigação criminal.
O
texto aprovado foi inicialmente apresentado pela CPI da Crise Aérea
que investigou os acidentes com as aeronaves da Gol (em 2006) e da
TAM (em 2007).
Com informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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