Os
trabalhadores de diversos setores do Aeroporto Internacional de
Brasília - num movimento que ganhou o nome de Aero CUT - aprovaram,
em assembleia realizada na quarta-feira, dia 14, uma pauta conjunta
de reivindicações que será encaminhada à Infraero e à
concessionária Inframérica.
O presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, que conduziu os
trabalhos, comentou todos os dez pontos da pauta unificada,
apontando os sérios problemas que o conjunto dos trabalhadores e
usuários do aeroporto passam todos os dias. “Há problemas que vão
desde o transporte clandestino, que cerca o usuário, até o não
cumprimento de acordos coletivos junto aos trabalhadores. A pauta
construída pela CUT Brasília e sindicatos visa à melhora da
qualidade de vida de todos que utilizam o JK", disse.
O diretor do Sindicato dos Aeroviários – e também da CUT Brasília
-, Luciano Fernandes de Oliveira, enfatizou a situação,
acrescentando que a categoria está em Campanha Salarial. “Nossa
data base é 1º/12. Desde setembro estamos buscando a negociação com
o patronal e nada avança. O sindicato das empresas aéreas, como faz
todos os anos, só começa efetivamente a negociar após o 1º de
dezembro, o que gera mobilizações, greves e transtornos à população
na época do Natal das férias". Luciano disse que a campanha dos
aeroviários não é só por ganho salarial. "Queremos o combate ao
assédio moral, combate ao banco de horas e melhores condições de
trabalho”, destacou. O diretor lembrou ainda a fusão entre a Gol e
a Webjet. "Em alguns estados já estão demitindo trabalhadores. No
DF, ainda não. Mas queremos saber se haverá o aproveitamento de
todos e se haverá equiparação dos salários".
Para o diretor do Sindserviços Antônio de Pádua também há
problemas. "A Unirio, empresa que presta serviços de limpeza no
aeroporto, constantemente atrasa o salário dos funcionários. Para
mim, isso é a pior forma de assédio", disse. "A Top Line [empresa
terceirizada] tem cerca de 300 trabalhadores atuando na
fiscalização do aeroporto e todos estão de aviso prévio pelo fim do
contrato com a Infraero, devendo sair em 15 dias. Até agora a
Inframérica não se manifestou. Precisamos saber o que vai acontecer
com esses trabalhadores".
"Não temos um local adequado que sirva de vestiário e outro para
possamos fazer nossas refeições", afirmou um representante do
Sindicato dos Vigilantes, enfatizando não haver livre acesso do
dirigente sindical à categoria no aeroporto.
Um representante do Sindicato dos Taxistas disse que "a operadora
Inframérica precisa combater a pirataria e organizar o setor de
embarque e desembarque para benefício dos trabalhadores e
usuários".
Edmilson Wanderley Lacerda, diretor do Sindicato dos Bancários de
Brasília, trouxe o apoio da categoria bancária ao movimento Aero
CUT. "Os bancários entendem que somos todos trabalhadores e temos
que unir nossas lutas. Com os profissionais que atuam no Aeroporto
JK não será diferente. Estaremos aqui apoiando o movimento".
A pauta aprovada contempla o seguinte:
1. Cumprimento integral dos acordos coletivos firmados pelos
sindicatos das diversas categorias profissionais com atuação no
aeroporto;
2. Restaurante/refeitório popular com atendimento em diferentes
turnos de trabalho;
3. Meios de transporte coletivos regulares e integrados;
4. Estacionamento gratuito e seguro, com número de vagas
suficiente;
5. Fim do assédio moral;
6. Garantia de acesso dos dirigentes sindicais às áreas restritas
do aeroporto, com a construção de procedimentos padrões de
segurança;
7. Melhores condições de trabalho, com ênfase na segurança e saúde
dos trabalhadores;
8. Banheiros/vestuários para os funcionários;
9. Fiscalização e combate ao transporte clandestino;
10. Valorização e capacitação profissional dos trabalhadores.
Com
informações da CUT-DF
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