A FENTAC divulgou carta aos usuários do transporte aéreo informando as razões do estado de greve da categoria que, iniciou na semana passada, em virtude do baixo reajuste salarial oferecido pelas empresas do setor. “Estamos em estado de greve para que as companhias repartam com seus funcionários parte de seus lucros e garantam as condições necessárias ao pleno exercício de nossas funções”, diz trecho da nota. Leia a seguir a versão completa:
Leia antes de embarcar
Não importa a companhia em que você vai voar. Não importa se é a negócios, ou a passeio. O que importa é que, da compra do bilhete ao seu destino, tudo esteja de acordo com a sua expectativa e você viaje com segurança e tranqüilidade. Mas, por trás da companhia, há o aeroviário e o aeronauta atendendo você.
Somos nós que lhe vendemos a passagem, emitimos e recebemos o bilhete, damos informações, pilotamos o avião, prestamos o serviço de bordo, encaminhamos a bagagem à esteira. Também somos nós que fazemos a manutenção preventiva das aeronaves, realizamos todos os procedimentos indispensáveis ao vôo. Fomos treinados não apenas para servir, mas para cuidar de você, garantindo a sua segurança sempre.
Se os controladores e a Infraero tiveram uma contribuição importante no caos aéreo, a política de redução de custos das companhias, sua omissão no repasse de informações e sua ganância exagerada (que resultou na superlotação do aeroporto de Congonhas), se não foram decisivas para o início da crise, agravaram em muito seus efeitos.
Nós, aeronautas e aeroviários, há anos defendemos, junto ao governo, a ampliação do acesso ao transporte aéreo à população, sem a redução da qualidade dos serviços e da segurança, através da equiparação dos custos tributários e de combustível aos padrões praticados na Europa e EUA. A ampliação do setor aéreo, com o aumento de passageiros, de carga transportada e redução das tarifas, deve ser uma política estratégica dos governos em prol do crescimento econômico.
Mas quem faz o setor crescer a cada dia é você, passageiro. E nós, trabalhadores, viemos pedir o seu apoio. Apesar do apagão aéreo, as companhias lucraram muito e investiram pesado no seu crescimento. Ao mesmo tempo, reduziram a qualidade dos serviços prestados e ampliaram o preço médio das passagens.
Estamos em estado de greve para que as companhias repartam com seus funcionários parte de seus lucros e garantam as condições necessárias ao pleno exercício de nossas funções. Apóie a gente nessa luta e informe-se sobre o movimento no site www.fentac.org.br Estamos lutando por melhores condições de trabalho, por um salário digno e por sua segurança.
Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil / CUT
Sindicato Nacional dos Aeronautas
Sindicato Nacional dos Aeroviários
Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos
Sindicato dos Aeroviários de Pernambuco
Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre
Fonte: FENTAC-CUT
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL