Autoridades se reúnem para debater política de formação de pilotos

A intenção é retirar a contratação de profissionais estrangeiros do Código da Aeronáutica.


Publicação: 02/09/2011
Imagem de Autoridades se reúnem para debater política de formação de pilotos

Deputados, autoridades da aviação e sindicalistas participaram da reunião da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados para debater a política de formação de pilotos civis no país, no último dia 24, em Brasília.
O membro da
Câmara, Otavio Leite (PSDB-RJ), propôs a alteração do artigo 158 do Código Brasileiro de Aeronáutica visando a permissão de contratação de pilotos estrangeiros no Brasil. "A aviação civil precisa de incentivos do Poder Público”, afirmou o deputado. "É imperativo garantir mais vagas a quem aspira seguir a carreira de piloto civil", completou.
Para a direção do Sindicato, a reunião foi positiva, pois os parlamentares posicionarem-se favoráveis a ampliação dos incentivos à formação de pilotos brasileiros e contrários à proposta de mudança no art. 158 do CBA.

Comunicação      
O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Gelson Fochesato, destacou que a falha de comunicação na cabine de comando de uma aeronave, provocada pela barreira da língua, pode causar graves problemas. “No momento de um problema técnico, que poderia ser facilmente resolvido, houve um estresse psicológico na cabine e cada um reverteu para sua língua nativa e eles não se entenderam. Resultado final: a aeronave caiu e todos morreram”, disse o sindicalista citando o exemplo de um acidente ocorrido na Suíça, em janeiro de 2000.
O superintendente de Segurança Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), David Faria Neto, admitiu que não há necessidade de mudança na lei e que a Agência deve priorizar a formação de pilotos brasileiros, ampliando o aporte de recursos para este fim.
O presidente do SNA participou da mesa da reunião, ao lado de David Neto e de outros representantes de entidades ligadas ao setor aéreo. Também estiveram presentes os dirigentes do SNA Henrique Júnior, Antônio Marcelo de Oliveira Bona e Graziella Baggio.

Com informações do SNA



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros