Os presidentes da CUT, Artur Henrique, e do
SINA (Sindicato Nacional do Aeroportuários), Francisco Lemos
(Foto),
se reúnem nesta quarta-feira, 13, em Brasília, com o ministro da
Aviação Civil, Wagner Bittencourt, para discutir o projeto de
concessão à iniciativa privada dos aeroportos de Guarulhos, em São
Paulo, Internacional, de Brasília, e Viracopos, de Campinas. Para
Artur, a decisão do governo de abrir o diálogo é uma oportunidade
para os dirigentes sindicais e trabalhadores construírem
alternativas ao modelo de concessão proposto pelo
governo. “Não somos contra a concessão dos aeroportos.
Somos contra este modelo que deixa a Infraero em situação
minoritária – com apenas 49% das ações – e todo poder nas mãos da
iniciativa privada”, diz Artur, que argumenta: “Se isto ocorrer,
toda a sociedade será prejudicada”. Além do risco de demissão, há o
temor da terceirização, inclusive das atividades fins (segurança,
operações de carga e navegação aérea), o que pode colocar em risco
as operações e também dá possibilidade concreta de reajustes
abusivos de tarifas. Lemos alerta, ainda, para outro aspecto
preocupante: os empresários querem explorar os aeroportos
comercialmente, alugar espaços para lojas de classe média alta, e
ter o poder de reajustar as tarifas, até mesmo para selecionar os
clientes. “O Estado tem de ter em mãos o controle tarifário e
também sobre as contratações de trabalhadores. Só assim, os
trabalhadores terão seus direitos garantidos e a classe C, que
agora pode viajar de avião, não será expulsa das salas de
embarque”.
Com informações da CUT Nacional.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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