Na próxima sexta-feira, dia 5 de outubro, a CMS, CUT, UNE, MST, Conam, Abraço, CGTB e Marcha Mundial de Mulheres, entre outras se somarão ao Coletivo Intervozes e ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. As entidades realizarão atos nas principais capitais para exigir "democracia e transparência" nos meios de comunicação. Em São Paulo, a concentração será ao meio dia em frente à TV Gazeta, na avenida Paulista.
"O controle social sobre as concessões públicas e a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da TVA/Abril são fundamentais para o avanço da democratização da comunicação em nosso país", afirma Antônio Carlos Spis, da direção executiva da CUT e coordenador da CMS.
Segundo Spis, na sexta-feira, dia 5, vencem inúmeras concessões de rádio e televisão em todo o Brasil, entre elas as emissoras próprias e afiliadas da Rede Globo (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Minas e Pernambuco), que é um monopólio símbolo da manipulação e da agressão política, ideológica e cultural, um instrumento utilizado historicamente pela elite reacionária contra os interesses nacionais, em geral, e da classe trabalhadora, em particular.
Eixos da Campanha* Convocação de uma Conferência Nacional de Comunicação ampla e democrática para a construção de políticas públicas e de um novo marco regulatório;
* Fim da renovação automática, com estabelecimento de critérios democráticos e transparentes com base na Constituição;
* Ações imediatas contra as irregularidades no uso das concessões, tais como o excesso de publicidade, outorgas vencidas e outorgas nas mãos de deputados e senadores;
* Instalação de uma comissão de acompanhamento das renovações, com participação efetiva da sociedade civil organizada.
Fonte: Portal da CUT Nacional
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL