Maio Lilás: Liberdade sindical e reforma trabalhista são temas

A iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT)

Por: CUT DF
Publicação: 07/05/2018
Imagem de Maio Lilás: Liberdade sindical e reforma trabalhista são temas

Arte: Divulgação

Nesta segunda-feira (7) será lançada a campanha Maio Lilás, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) para reforçar o debate sobre liberdade sindical e a importância da organização da classe trabalhadora na defesa de seus direitos. Em todos os estados serão realizados debates e exposições, entre outras atividades promovidas pela Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT) e pelas procuradorias regionais.

A ação teve início em 2017, como uma das ações da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical do MPT (Conalis) e, neste ano, ganha relevo especial em razão das mudanças promovidas nas relações de trabalho por força da Lei nº 13.467/2017 – a contrarreforma trabalhista.

O lançamento será na sede da PGT, em Brasília, em uma parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins (PRT 10). O evento, previsto para iniciar às 14h, contará com uma mesa-redonda sobre o tema “Liberdade sindical e reforma trabalhista”, além do lançamento de uma revista em quadrinhos sobre sindicatos e de um site com informações para trabalhadores e empregadores sobre a atual legislação.

Durante todo o mês de maio, cada procuradoria regional será responsável por promover suas próprias atividades da campanha, que incluem a iluminação das sedes da instituição com a cor lilás, bem como a aplicação de laços e fitas nos edifícios públicos. Além disso, serão distribuídos, para o público, exemplares da mais recente edição do “MPT Quadrinhos”, bem como promovidos fóruns, debates e exposições sobre o tema.

 

Maio Lilás

O mês de maio foi escolhido por ser o período em que se comemora internacionalmente o Dia do Trabalhador, e a cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, em 8 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio era confeccionado um tecido de cor lilás.

 

Transportando CNTTL-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação

Editora:Viviane Barbosa MTB - 28121 
Redatora: Vanessa Barboza MTB-74572
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte 
Redação: Imprensa /CNTTL :: Transportando o Brasil 
Siga-nos: http://www.twitter.com/cnttcut
Flickr: http://www.flickr.com/photos/cnttcut/

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: