Brasília: Sina retoma negociação com a Infraero para fechamento da data-base 2017 dos aeroportuários na estatal

Sindicato segue na luta para que a categoria conquiste um bom acordo

Por: Redação CNTTL com Sina
Publicação: 16/03/2018
Imagem de Brasília: Sina retoma negociação com a Infraero para fechamento da data-base 2017 dos aeroportuários na estatal

Foto: divulgação

Dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) participaram nos dias 8 e 9 de março, em Brasília, de nova rodada de negociação para fechamento da data-base 2017 com a Infraero.

Na rodada realizada no dia 8, o Sindicato e a empresa discutiram, prioritariamente, os pontos da proposta de mudança do plano de saúde e odontológico dos aeroportuários da Infraero, PAMI, que foram rejeitados pelos trabalhadores nas assembleias realizadas em fevereiro.

Segundo o Sina, dentre esses pontos, foi debatida a continuidade do amparo do plano aos dependentes após o falecimento do titular, que resultou em uma proposta consensual de melhorias. O item que trata da cobertura do plano em localidades com dependências e aeroportos concedidos também obteve avanços.

O Sindicato também defendeu na mesa de negociação que se ocorrer a implantação de um novo modelo de PAMI, que aconteça com um período de carência.

A proposta será analisada pela Infraero e caberá a empresa realizar um calendário de apresentações e discussão direta com os trabalhadores, convocando-os para seus auditórios ou outro local específico, a fim de esclarecer as dúvidas da categoria.

O Sindicato fez questão de deixar claro que essa discussão, da qual participou, é estratégica, mas não é o objetivo da entidade sindical. “Sabemos que é melhor estarmos discutindo com a empresa e a categoria do que sermos entubados por um modelo de gestão do PAMI desenvolvido apenas pelas mãos do patrão e enfiado goela abaixo nos trabalhadores”, afirmou o presidente do Sina, Francisco Lemos.

Segundo dia da rodada

Já na sexta-feira (9), o Sina reafirmou que o reajuste zero proposto pela empresa foi rechaçado nas assembleias. O Sindicato também alertou a Infraero que já está se aproximando uma nova data-base (1º de maio de 2018), na qual o Sindicato deverá enviar uma nova pauta de reivindicação, referente ao período de maio de 2017 a abril de 2018, cobrando, principalmente, a correção da inflação desse período.

“O que nos preocupa é que uma data-base estará atropelando a outra, acumulando dois períodos de inflação sobreposta, situação inédita e atípica para os aeroportuários, porém isso não é uma exclusividade da nossa categoria em tempos de governo Temer”, comenta Lemos.

Manter a negociação

O sindicalista ressalta que, sem dúvida, essa data-base tem sido extremamente complexa, mas a entidade vai continuar insistindo na negociação. “Esperamos que a discussão tome um novo rumo diante da ampla rejeição da contraproposta da empresa nas assembleias. Já houve mudança no cenário por parte da Infraero, pois foi trocado o negociador da bancada patronal, porém o Sindicato espera mudança no bolso do trabalhador também”, finaliza.

Base 

A data-base da categoria aeroportuária na Infraero venceu em  1º de maio 2017 e estão em campanha cerca de 12 mil trabalhadores.

 



 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: