RJ: Vereadores aprovam projeto que põe fim à dupla função de motoristas de ônibus

Decisão garante a volta de cobradores aos coletivos de transporte urbano

Por: Jornal O Dia com Redação da CNTTL
Publicação: 27/11/2017
Imagem de RJ: Vereadores aprovam projeto que põe fim à dupla função de motoristas de ônibus

Placar da votação

A Câmara Municipal aprovou, na sessão de 23 de novembro, o projeto de lei que proíbe a dupla função de motoristas de ônibus e garante a volta de cobradores aos coletivos. O texto segue para sanção do prefeito Marcelo Crivella, que decidirá quando o decreto entrará em vigor.

A proposta aguardava a segunda votação desde junho deste ano. Na última vez que havia entrado em pauta — no dia 7 de junho— contou com um número expressivo de rodoviários nas galerias da Câmara, mas a apresentação de um substitutivo retirou o projeto de pauta.

Para o autor do texto, vereador Reimont Luiz (PT), a dupla função coloca em risco a segurança da viagem, dos passageiros, do trânsito e dos pedestres. “Ao mesmo tempo em que dirige, o motorista libera a catraca, atende os que pagam em dinheiro, confere a identidade de quem tem direito a gratuidade, mas não tem o cartão, vigia a porta traseira, prestar contas aos fiscais, aciona o elevador para os passageiros cadeirantes entre outras coisas e muitos adoecem”, enumerou.

Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL), a aprovação desse projeto é uma grande vitória para os trabalhadores em transportes cariocas, porque a dupla função é nociva à saúde dos motoristas além de ser desumana. É fundamental um segundo trabalhador ou trabalhadora no veículo para auxiliar ao motorista e passageiro. A Confederação pede ao  prefeito Crivella que sancione essa importante Lei que beneficiará a população da cidade do Rio de Janeiro. 

Transportando CNTTL-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação

Editora:Viviane Barbosa MTB - 28121 
Redatora: Vanessa Barboza MTB-74572
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte 
Redação: Imprensa /CNTTL :: Transportando o Brasil 
Siga-nos: http://www.twitter.com/cnttcut
Flickr: http://www.flickr.com/photos/cnttcut/

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: