Fortaleza: Ferroviários protestam contra demissões de sindicalistas e trabalhadores

Ato aconteceu no dia 7 de novembro em frente Ferrovia Transnordestina Logística S/A

Por: Viviane Barbosa, da Redação CNTTL/CUT
Publicação: 07/11/2017
Imagem de Fortaleza: Ferroviários protestam contra demissões de sindicalistas e trabalhadores

Dirigentes da Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários e os Sindicatos Ferroviários do Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas

A Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários e os Sindicatos Ferroviários do Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas  realizaram no dia 7 de novembro protesto em Fortaleza, no Ceará, contra as demissões em massa de trabalhadores e dirigentes sindicais. 

O ato aconteceu em frente à empresa FTL (Ferrovia Transnordestina Logística S/A), e contou com o apoio da CUT Ceará e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL).

Segundo a Federação, as demissões arbitrárias iniciaram em outubro e atingiram trabalhadores e dirigentes da FTL e da RFFSA – Rede Ferroviária Federal S/A. Em material, a entidade explica que as demissões estão relacionadas ao tenebroso período de concessão, que iniciou com a desestatização da extinta RFFSA , quando a Malha Nordeste foi para leilão em 18/07/1997.

De lá para cá, milhares de postos de trabalhos foram perdidos, e, mais recente, uma perseguição política aos dirigentes dos Sindicatos dos Ferroviários do Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas quando a Ferrovia Transnordestina Logística S/A demitiu sem justa causa todos os representantes legítimos dos trabalhadores.

Segundo Jerônimo Miranda Netto, coordenador da Federação, o golpe arquitetado pela direita e extrema direita em curso no país possibilita aos empresários a ousadia desse tipo de demissão em massa mesmo sendo detentores de estabilidade provisória dos dirigentes.

“Essas demissões são um crime contra a organização sindical e desrespeita normas preconizadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo ordenamento jurídico nacional”, conta.

Segundo o sindicalista, a gestão empresarial da  Ferrovia Transnordestina Logística S/A é uma tremenda tragédia e com as recentes mudanças na direção vêm adotando procedimentos que alimentam o ódio, a insegurança e a desmotivação, passando por cima das leis e deixando pais e mães de família no desespero. 

“Os empresários estão organizados porque têm ao seu favor uma Agência Reguladora (ANTT) que tem o papel de fiscalizar e adotar punições às concessionárias diante do descumprimento de investimentos, metas e contrapartidas de serviços públicos contidos nos contratos de concessão e arrendamento, mas esse órgão não tem cumprido seu papel, deixando a FTL  nadar de braçada, cometendo arbitrariedades e o absurdo de retirar dezenas de postos de trabalho”, explica. 

Lula presidente

Geronino enfatiza que a sociedade civil organizada e o povo têm que eleger seu presidente através de eleições diretas.  “E o nome para revogar todas as medidas contra o povo e contra a nação, sobretudo, a reforma trabalhista é Luis Inácio “Lula” da Silva. Inclusive em seu Programa de Governo deve constar a proposta da nossa Federação da CUT, que contempla um sistema de transporte que atenda nossas reivindicações. Eleição sem Lula é uma fraude na democracia", ressalta.

Reunião com ANTT e DNIT 

Com a finalidade de reverter as demissões, a Federação e os sindicatos ferroviários da Bahia e Sergipe, Nordeste e Paraíba se reuniram com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) e com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

As reuniões foram frustrantes e não avançaram. Segundo os sindicalistas, a ANTT e o DNIT simplesmente informaram que "não podem fazer nada para ajudá-los".  



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: