Campanha Salarial: Metroviários em Belo Horizonte e Recife aprovam estado de greve
A pauta de reivindicações foi entregue no final de fevereiro deste ano e até agora a CBTU não apresentou proposta de reajuste salarial
Por: Vanessa Barboza e Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 19/05/2017
Imagem de Campanha Salarial: Metroviários em Belo Horizonte e Recife aprovam estado de greve

Metroviários em BH - foto: Sindicato

Os metroviários em Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), funcionários na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), aprovaram em assembleias realizadas no dia 18 de maio  estado de greve em suas bases.

Segundo os Sindicatos dos Metroviários de Minas Gerais e Pernambuco, a empresa estatal federal não apresentou até o momento, uma proposta índice de reajuste salarial para a categoria. “Se não tem índice entendemos que a proposta  é zero”,  avaliam os Sindicatos.  

De acordo com as entidades ocorreram duas rodadas de negociação. A empresa manteve a maioria dos pontos do ACT 2016/2017 e colocou em estudo outros. Os trabalhadores reivindicam 12% de reajuste nos salários e melhorias nos demais benefícios econômicos e sociais. 

Em entrevista ao Portal da CNTTL, a presidente do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, Alda Lúcia Fernandes dos Santos, disse que caso a empresa não ofereça o índice na próxima rodada, a categoria vai entrar em greve geral por tempo indeterminado. "As próximas negociações com a empresa acontecerão nos dias 7 e 8 de junho. Esperamos até lá avanços", destaca.

Também aprovaram "estado de greve" os metroviários na CBTU de Natal, Maceió e João Pessoa . 

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos é uma empresa nacional e tem em torno 4.500 empregados sendo que, em Belo Horizonte são 1.300, empregados. Os sindicatos metroviários enviaram à pauta de reivindicações à companhia no final de fevereiro deste ano. A data- base é 1º de maio.      

Transportando CNTTL-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca
Agência: Mídia Consulte Comunicação

Editora:Viviane Barbosa MTB - 28121 
Redatora: Vanessa Barboza MTB-74572
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte 
Redação: Imprensa /CNTTL :: Transportando o Brasil 
Siga-nos: http://www.twitter.com/cnttcut
Flickr: http://www.flickr.com/photos/cnttcut/

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: