CUT/SP celebra 30 anos da criação da Comissão da Mulher Trabalhadora nesta sexta (25)

Atividade terá homenagem a militantes históricas do movimento sindical

Por: CUT/SP
Publicação: 24/11/2016
Imagem de CUT/SP celebra 30 anos da criação da Comissão da Mulher Trabalhadora nesta sexta (25)

Arte: Maria Dias

Nesta sexta-feira (25), a CUT São Paulo realiza um ato para comemorar os 30 anos da criação da Comissão da Questão da Mulher Trabalhadora da CUT. A atividade terá início às 16h e será no auditório da CUT, na Rua Caetano Pinto, 575, no Brás, região central de São Paulo.

Na ocasião, que também é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, estão previstas atividades artísticas e culturais, homenagem a sindicalistas históricas da entidade e uma aula magna contextualizando os momentos de luta e conquistas das mulheres, além da defesa dos direitos que estão sob ameaça do governo ilegítimo de Michel Temer e de parte do Congresso Nacional.

Na mesa de abertura estarão presentes Ana Lúcia Firmino, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SP, Douglas Izzo, presidente da CUT-SP, Junéia Batista, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Nacional, e Mônica Valente, secretária-executiva do Foro de São Paulo. Em seguida, a “Luta das Mulheres no Combate à Violência” será composta por Denise Motta Dau, secretária municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo, Rachel Moreno, psicóloga, pesquisadora e integrante do Observatório da Mulher e na Rede Mulher e Mídia, e Nalu Faria, coordenadora da Sempreviva Organização Feminista e da Marcha Mundial das Mulheres.

Todas as coordenadoras e secretárias da pasta confirmaram presença: Didice Godinho Delgado, Ivete Garcia, Luci Paulino, Maria Mendes, Ivania Alves Moura, Cida Trajano, Sonia Auxiliadora e Ana Lúcia Firmino.

Depois haverá a aula magna sobre os 30 anos da organização das mulheres na CUT-SP com Clara Levin Ant, fundadora e uma das primeiras mulheres dirigentes da CUT, Didice Godinho Delgado, primeira coordenadora da Comissão Estadual da Questão da Mulher Trabalhadora da CUT-SP, e Ana Nice Martins, metalúrgica, recém-eleita vereadora na cidade de São Bernardo do Campo (SP), única e primeira mulher negra eleita na cidade. A mediação será feita por Vera Soares, feminista e pesquisadora da USP.

Para finalizar a atividade, um momento de homenagem às mulheres que fizeram história. 

Mulher trabalhadora

A Comissão da Questão da Mulher Trabalhadora da CUT-SP foi criada em 31 de agosto de 1986, após aprovação no 2º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), e, na época estava ligada à Secretaria de Política Sindical. Em 2006, torna-se a atual Secretaria Estadual da Mulher Trabalhadora.

Nessas três décadas de atuação, a pasta esteve na luta por avanços que promoveram mudanças significativas na vida das mulheres trabalhadoras, contribuindo para o aumento da participação das mulheres nos sindicatos e na CUT – em 2015, a Central implementa a paridade de gênero na direção -, e atuou, por meio de suas representantes, na promoção e garantia dos direitos consagrados na Constituição de 1988, especialmente durante os governos Lula e Dilma.

AGENDE-SE
Ato de celebração dos 30 anos da criação da Comissão da Questão da Mulher Trabalhadora da CUT
Data: 25 de novembro
Hora: A partir das 16h
Local: Auditório da CUT, na Rua Caetano Pinto, 575, no Brás, centro de São Paulo
Entrada gratuita

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: