LATAM/ITF: Aeroviários e Aeronautas de sete países aprovam moção em defesa da democracia no Brasil

Documento foi aprovado em Encontro realizado nos dias 17 e 18, em Assunção, no Paraguai

Por: Viviane Barbosa, da Redação CNTTL
Publicação: 18/05/2016
Imagem de LATAM/ITF: Aeroviários e Aeronautas de sete países aprovam moção em defesa da democracia no Brasil

Moção de Repúdio

Sindicatos dos aeroviários do Brasil, Paraguai, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e Equador aprovaram em Encontro da Rede Sindical LATAM (Fusão da chilena LAN com a brasileira TAM) uma moção de repúdio ao momento que o Brasil vive. 

A atividade foi promovida pela Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF), nos dias 17 e 18, em Assunção, no Paraguai. Cerca de 51 mil profissionais da aviação trabalham na LATAM nestes países. A moção é assinada por sete países da América do Sul e reforça o “apoio ao governo eleito democraticamente no Brasil e a toda região”.

Segundo o texto, os sindicatos de trabalhadores manifestam preocupação com o processo iniciado por parlamentares brasileiros, que contaram com o apoio jurídico e político, para afastar do poder a presidenta Dilma Roussef, criando um insuportável clima de desestabilização no país.

“Este processo contou também com o apoio de uma campanha midiática sustentada por difamações, mentiras e desinformações que manipularam a opinião pública, dissipando o ódio nos cidadãos”, destaca o documento.

Golpe antidemocrático

A moção dos trabalhadores da LATAM/ITF alerta que sobre o argumento da "luta por justiça e contra a corrupção", não confirmados contra a presidenta Dilma, o governo interino teve a intenção de derrotar um governo eleito por 54 milhões de brasileiros e brasileiras, uma clara demonstração de  golpe antidemocrático.

“É evidente que não suportaram a consolidação de um processo de inclusão com justiça social, considerado o mais importante da história do Brasil”, alertam.

Os dirigentes brasileiros e latinoamericanos rechaçaram os episódios de perseguição e de ataques aos direitos dos trabalhadores, destacando que isso pode desencadear nos países vizinhos.   “Rechaçamos as políticas neoliberais de ajuste e de austeridade entre outras, que só ampliam as desigualdades e condenam a população à pobreza”.

Unidade Latinoamericana

Eles disseram que essas políticas neoliberais têm atingido o setor aéreo, com o fim de dezenas de linhas aéreas e de milhares de postos de trabalho. “Defendemos a necessidade de se aprofundar as transformações econômicas e políticas, que garantam alcançar a justiça social, a igualdade, o desenvolvimento sustentável da aviação e das economias regionais da América do Sul”.

A moção dos trabalhadores na LATAM termina frisando que é fundamental que neste momento as entidades sindicais e sociais redobrem os esforços pela unidade latinoamericana.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: