Dia 16: CUT reforça convocação para mobilização nacional contra o golpe

Principais eixos da mobilização são em defesa da democracia, fora Cunha e por uma nova política econômica

Por: Da CUT
Publicação: 14/12/2015
Imagem de Dia 16: CUT reforça convocação para mobilização nacional contra o golpe

Divulgação

A Direção Executiva da CUT realizou uma reunião extraordinária ampliada na quinta-feira (10), em São Paulo, com o objetivo de avaliar a conjuntura e traçar as ações estratégicas em relação ao momento de aprofundamento da crise política que estamos enfrentando, com graves desdobramentos na economia e na sociedade.

A aceitação da abertura de processo de impeachment pelo presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha, e suas manobras escusas para dificultar os trabalhos do Conselho de Ética da mesma casa, onde seus crimes estão sendo analisados, revelaram aspectos perturbadores da natureza da crise política que atravessamos e do cenário onde as forças comprometidas com o golpe tramam o seu desfecho.

A nação não pode ficar refém dessas manobras.  A CUT, junto com os movimentos populares e sociais e setores democráticos da sociedade, intensificará a luta contra o golpe e por mudanças na política econômica.Conclama suas bases para engrossarem as manifestações programadas para o mês de dezembro e a se manterem em estado de alerta para o que acontece no país, particularmente em Brasília.

A CUT intensificará também sua ação no plano internacional, desenvolvendo ações junto com Centrais Sindicais parceiras para denunciar o golpe em curso no Brasil. Já recebemos apoio de várias entidades sindicais da América Latina, presentes no III Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano, realizado em São José, Costa Rica, cuja moção incluímos em anexo.

As bandeiras que unificam a luta dos movimentos populares e sociais  e que devem estar presentes em todas as nossas manifestações e material de propaganda são:

 

  • Em defesa da democracia: não vai ter golpe
  • Fora Cunha
  • Por uma nova política econômica. Contra o ajuste fiscal

 

Para levar à frente esta luta, aprovamos o seguinte calendário:

1- DIA 15 DE DEZEMBRO, ÀS 9H – AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores. Convocamos toda a militância CUTista, especialmente os trabalhadores de empresas estatais, os petroleiros, os trabalhadores/as rurais e as mulheres para dizer:

 

  • NÃO AO PLS 555/15 – ESTATAIS – Projeto representa uma tentativa de privatização das Estatais e de implantação do Estado Mínimo no Brasil

 

  • NÃO AO PLC 30/15 – TERCEIRIZAÇÃO – Projeto autoriza a terceirização em todas as atividades e setores, legalizando a precarização geral das relações de trabalho no Brasil.

 

  • NÃO AO PLS 131/15 – PRÉ SAL – Projeto retira da Petrobrás a condição de operadora exclusiva, com participação mínima de 30% na exploração do pré-sal, o que na prática representa permitir a privatização da empresa, ameaçando a soberania nacional.

 

  • NÃO AO PL 5069/15 – MULHERES – Projeto de autoria do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, transforma em crime induzir ou auxiliar a gestante a praticar aborto e cria empecilhos à pratica do aborto legal em caso de estupro. Na prática, o projeto representa uma violência com as mulheres.

 

  • NÃO AO PL 432/13 – TRABALHO ESCRAVO – Projeto flexibiliza o conceito de trabalho escravo previsto no novo Código Civil, retirando o reconhecimento do trabalho em condições degradante e da jornada exaustiva como análogos ao escravo.

 

2-  ATO NO DIA 16 DE DEZEMBRO

  • Priorizar dois grandes atos, em São Paulo e em Brasília
  • Serão organizados pelas Estaduais da CUT, em parceria com movimentos populares e sociais
  • No mesmo dia será julgada pelo STF a ação do PCdoB questionando a constitucionalidade do pedido de impeachment, às 17 horas.
  • Outros estados também realizarão atos, plenárias, conforme sua capacidade de mobilização
  • 100 maiores sindicatos devem priorizar os atos, engrossando as delegações ou enviando recursos para viabilizar a participação de delegações de estados vizinhos a São Paulo e Brasília.

 

FORA CUNHA!

EM DEFESA DA DEMOCRACIA!  NÃO VAI TER GOLPE!

POR UMA NOVA POLÍTICA ECONÔMICA! CONTRA O AJUSTE FISCAL!

 

DIREÇÃO EXECUTIVA DA CUT



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: