CNTTL apoia Chapa 1 da CUT/CTB no segundo turno dos Metroviários de São Paulo

A eleição acontecerá nos dias 15 a 19 de setembro.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 08/09/2025
Imagem de CNTTL apoia Chapa 1 da CUT/CTB no segundo turno dos Metroviários de São Paulo

chapa 1- Unidade Metroviária - CUT e CTB

Os metroviários de São Paulo voltam às urnas nos dias 15 a 19 de setembro para eleger a nova diretoria do Sindicato da categoria (gestão 2025-2028).

A CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística) reafirma seu apoio à Chapa 1 - Unidade Metroviária (CUT/CTB), a mais preparada para defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras.  A Chapa 1 é oposição à Chapa 2 da atual diretoria do Sindicato dos Metroviários, ligada ao PSTU e PSOL.

Em entrevista à CNTTL, Marcos Freire, um dos integrantes, disse que a Chapa 1 reúne um time qualificado de companheiros metroviários.

"Somos uma Chapa com experiência, que conduzirá as negociações da categoria com responsabilidade, de forma propositiva, e que não levará os trabalhadores para aventuras", afirmou o metroviário.

A declaração reforça um dos pilares da campanha da Chapa 1: a valorização da negociação como ferramenta principal na luta por direitos.

Freire sublinha que, embora a greve seja um instrumento essencial, ela deve ser o último recurso. "O principal papel de uma diretoria é a capacidade de negociação, e a nossa Chapa 1 tem essa capacidade para dialogar com o Metrô", reforça.

Um legado de vitórias

Marcos Freire lembrou que as principais conquistas sociais e econômicas dos metroviários são fruto do trabalho das gestões ligadas ao grupo que forma a Chapa 1.

"As grandes conquistas da categoria, ao longo de quatro décadas, têm o legado das nossas gestões. Direitos como o anuênio, a periculosidade, o bilhete de serviço e várias outras questões foram conquistados por nós, da CUT e da CTB", destacou Freire.

É essa bagagem que, segundo Freire, qualifica a Chapa 1 "Unidade Metroviária" como a mais apta a não apenas preservar, mas ampliar os direitos da categoria.

Renovação com responsabilidade

A Chapa 1 também apresenta uma renovação de quadros que é fundamental para oxigenar a Diretoria com novas ideias e luta coletiva.

"Além de vários diretores com experiência, que é fundamental, nós temos uma renovação de praticamente 50% do nosso quadro. Estamos trazendo também uma militância nova para a direção do Sindicato", explicou o metroviário.

Essa combinação entre a solidez de quem sabe negociar e a energia de novos quadros é a aposta da Chapa 1 para um sindicalismo forte e conectado com as demandas do "chão da estação".

"Temos experiência e temos responsabilidade com a categoria. E boa parte dos trabalhadores reconhece isso no nosso time", concluiu Freire.






Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros