Ônibus poderá ser monitorado pelo celular

Fundação de Amparo à Pesquisa desenvolve sistema que informará horário exato para os passageiros.


Publicação: 09/09/2010
Imagem de Ônibus poderá ser monitorado pelo celular

Você acorda, toma o café da manhã e antes de sair de casa consulta no seu celular o itinerário do ônibus. Por meio de um aplicativo, descobre que ele ainda vai demorar quinze minutos para passar no ponto.
A cena pode começar a fazer parte da rotina do paulistano em breve, parte do projeto "Sistema embarcado de informação ao usuário de transportes coletivos", desenvolvido com apoio do programa  da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O programa é inspirado em experiência europeia. A versão brasileira busca ampliar os serviços eletrônicos fornecidos a passageiros, motoristas e empresas de transporte coletivo. O ônibus pode ser equipado com monitores de cristal líquido, com programação televisiva educativa e informativa.
Segundo a Transdata Smart, especializada em terminais de leitura de cartões eletrônicos, a tecnologia usada na Europa custa R$ 17 mil por ônibus.
"Nosso objetivo é adaptar essa tecnologia à realidade brasileira e ampliar a quantidade de serviços oferecida", afirma Paulo Roberto Tavares, coordenador do projeto da Transdata Smart. De acordo com ele, o equipamento para o Brasil exigirá investimentos de cerca de R$ 5 mil por ônibus. A frota atual da cidade de São Paulo é de 14.950 veículos. Equipar todos os carros a Prefeitura exigiria custo de R$ 74 milhões.
Segundo a Fapesp, o equipamento também pode contar com tecnologia de comunicação 3G, o que permitiria atualização de conteúdo em tempo real, e GPS para acompanhar o trajeto do veículo. "A ideia é que o passageiro não tenha custo algum. Ele poderá tanto fazer o monitoramento pelo celular ou através de uma página na internet", diz o coordenador do projeto.
Atualmente, o sistema de transportes de São Paulo conta com monitoramento por meio de painel eletrônico em pontos de ônibus localizados nos principais corredores: o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM). A diferença é que o atual sistema disponibiliza a cada 60 segundos, em telas de computador, informações sobre a localização dos veículos.
Segundo a SPTrans não há previsão de implantação desse sistema na capital.

Transportando CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte  
Redação:  
imprensa@cntt-cut.org.br  - transportando@cntt-cut.org.br
Siga-nos:
www.twitter.com/cnttcut



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: