Anac é notificada por fechamento de postos de atendimento
O presidente do SINA-CUT, Francisco Lemos, defende que a infraestrutura aeroportuária do País tem capacidade de atendimento, mas é mal utilizada.
Publicação: 02/09/2010
A Defensoria
Pública da União (DPU) notificou a Agência Nacional de Aviação
Civil (Anac) devido ao fechamento dos sete dos dez postos de
atendimento do órgão regulador nos aeroportos do País. Segundo a
Agência, a procura dos passageiros nestes postos era pequena e o
serviço está sendo substituído por atendimento 24 horas via
internet ou telefone.
A DPU considerou a medida da Anac um retrocesso e quer a reabertura
dos postos e a ampliação do horário de funcionamento para 24 horas,
visando o atendimento aos passageiros e funcionários das companhias
aéreas.
Em entrevista ao Portal CNTT-CUT, o presidente do
Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA-CUT), Francisco Lemos
(foto), afirmou que a infraestrutura aeroportuária
do País tem capacidade de atender as demandas, mas não é
aproveitada, considerando que de 68% dos lucros oriundos dos
aeroportos, apenas 12% é utilizado. “Na realizada, a infraestrutura
oferecida pela Infraero (empresa aeroportuária brasileira) tem sido
mal utilizada pelas companhias aéreas”, diz. Lemos ainda defende que a implantação de
penalidades às companhias seria uma boa solução. Por exemplo, os
passageiros que permanecerem por mais de 20 minutos na fila do
aeroporto poderiam exigir que a companhia fosse multada (em São
Paulo existe uma lei aplicada aos bancos neste sentido). Com
relação aos funcionários, o presidente do SINA afirma que seria
importante investir na qualificação e treinamento.
Os postos fechados ficavam nos aeroportos de Recife, Fortaleza,
Salvador, Porto legra, Curitiba, São Paulo (Congonhas) e Rio de
Janeiro (Galeão). Em Guarulhos, Belo Horizonte (Confins) E
Brasília, o atendimento presencial será mantido até janeiro de
2011.