“Sou agente de trânsito e o meu dever é fazer com que se cumpra a lei”

A frase é da agente de trânsito, Damiana Candido, que atua na profissão há 24 anos.


Publicação: 01/09/2010
Imagem de “Sou agente de trânsito e o meu dever é fazer com que se cumpra a lei”

Na série “As Mulheres trabalhadoras no transporte” desta semana, o Portal CNTT entrevistou a agente de trânsito (ou marronzinha, como popularmente conhecemos) da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, Damiana Candido, que também é diretora do Sindicato dos Trabalhadores no Sistema de Operação, Sinalização, Fiscalização, Manutenção e Planejamento Viário e Urbano no Estado de São Paulo (Sindviários-CUT). “Sou agente da autoridade de trânsito e tenho o dever de fazer com que se cumpra a lei”, essa foi uma das declarações da trabalhadora viária ao falar sobre sua profissão, defendendo-se das más manifestações dos motoristas que voltam pra casa com uma multa a mais no bolso.
A cidade de São Paulo, considerada uma das maiores metrópoles do mundo, ao longo de 2009 acumulou 6,2 milhões de multas de trânsito, quantidade 33,6% superior à de 2008. Dessas autuações emitidas, 53,91% foram registradas por equipamentos eletrônicos, 35,1%, foram assinaladas pelos agentes da CET e 11%, por policiais militares. Dinheiro que não sabemos para onde vai, afinal as ruas de São Paulo estão caos (repleta de buracos) e não há uma política de transporte viário que minimize os impactos dos grandes congestionamentos.
Apesar do mau tratamento por parte dos motoristas, a trabalhadora da CET-SP garante que vai para casa tranquila e com a sensação do dever feito. Leia mais a seguir.

CNTT-CUT: O que lhe motivou a escolha desta profissão?

Damiana Candido: Na verdade, eu não escolhi esta profissão. Na época eu estava desempregada, a minha mãe conseguiu uma vaga na CET para mim e acabei gostando. Estou nesta profissão há 24 anos.

CNTT-CUT: Já sofreu algum preconceito por ser mulher? Conte para a gente como foi o episódio.

Damiana: Sim, sofri o preconceito ao ouvir calúnias do tipo “mulher só serve para pilotar fogão”, além de muitos palavrões. Também já sofri preconceitos racistas, fui chamada de “preta nojenta”. Certa vez, no Mercado Municipal, uma moça tentou me bater porque eu autuei o seu carro, já que ela estava na contramão e não aceitava a infração. Mas nunca sofri qualquer agressão física, graças a Deus.

CNTT-CUT: Quais foram as dificuldades para exercer a profissão?
Damiana:
Não tenho nenhuma dificuldade, adoro o que faço. Trabalhar com o público é muito gratificante, todo dia conhecemos pessoas diferentes. Porém, no primeiro minuto em que sou elogiada, logo em seguida sou xingada, o brasileiro não é educado o suficiente no trânsito e age de várias maneiras tentando nos agredir. Os motoristas acham que nós só estamos lá para puni-los e é assim. Nós orientamos, educamos e a autuamos em último caso. Nós somos agentes da autoridade de trânsito e temos que fazer que se cumpra a lei de trânsito.

CNTT-CUT: Para as mulheres que sonham em trabalhar nesta profissão, quais conselhos você daria?

Damiana: Que tenham equilíbrio e que gostem de trabalhar com pessoas, pois a maioria acha que só eles mesmos têm razão. A CET trabalha com vidas e com a vida não se brinca nunca.

CNTT-CUT: Caso queira completar alguma informação, fique à vontade.
Damiana:
A CET é uma ótima empresa, tenho vários amigos aqui. Na questão do preconceito, eu não levo para o pessoal, pois os motoristas xingam o meu uniforme e não a minha pessoa, vou para casa tranquila com o meu dever feito.

Viviane Barbosa, editora do Portal da CNTT-CUT, com a colaboração de Geisi Santos

Transportando CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte  
Redação:
imprensa@cntt-cut.org.br  - transportando@midiaconsulte.com.br
Siga-nos:
www.twitter.com/cnttcut

 

 

 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: