Elas conduzem, pilotam e comandam diariamente o progresso do Brasil

Marlene Ruza, Secretária Nacional da Mulher da CNTT-CUT, fala as dificuldades e desafios das trabalhadoras em transportes.


Publicação: 24/12/2009
Imagem de Elas conduzem, pilotam e comandam diariamente o progresso do Brasil

Milhões de mulheres trabalham na indústria dos transportes em todo o mundo, como maquinistas, condutoras, portuárias, metroviárias, aeroportuárias, comissárias de bordo e até como comandantes (pilotas) de avião. Apesar do extraordinário aumento da participação feminina no mercado de trabalho no Brasil, em 1991 era 19,6% e hoje é 43% segundo o IBGE, as mulheres continuam enfrentando sérias dificuldades para se inserir no mercado de trabalho em condições semelhantes às dos homens.
No Brasil, o percentual de mulheres no setor dos transportes cresceu 0,8% em 1993 para 12% em 2009, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho.No entanto, a profissão continua dominada pelo sexo masculino.
A Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CNTT-CUT e diretora do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Marlene Terezinha Ruza, falou com o Portal da CNTT-CUT e disse que o preconceito e a falta de qualificação para a profissão são os principais fatores do baixo percentual de mulheres no setor de transportes. “Embora, a nossa profissão seja liderada pelos homens há setores, como o aéreo, no qual há uma grande participação de mulheres trabalhando como comissárias de bordo e nas áreas administrativas dos aeroportos e companhias áreas”, conta.
Marlene conta que no caso das comissárias de bordo esta função historicamente sempre foi ocupada por mulheres. “Mas temos também mulheres que pilotam aviões, são poucas em razão de que os cursos de treinamento são muito caros e disputados”, explica.  

Desafios
Marlene Ruza explica que para mudar esta realidade é importante implementar políticas e ações que busquem valorizar a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres na vida, na sociedade, no mercado de trabalho e no movimento sindical. “Vamos sensibilizar as bancadas patronais que é importante contratar mais mulheres, porque elas são sérias, organizadas e dedicadas. Também faremos um trabalho de sensibilização e sindicalização junto às trabalhadoras orientando-as a participarem das ações sindicais e também a lutarem junto conosco pela melhoria e ampliação de direitos sociais e trabalhistas”.
A dirigente elogiou o Portal da CNTT-CUT que toda quinzena fará entrevistas e divulgará pesquisas sobre as mulheres trabalhadoras em transportes no espaço Mulher. “Sem dúvida, este importante meio de comunicação valorizará o rico trabalho realizado por estas heroínas que comandam suas casas, educam seus filhos e conduzem o progresso do nosso País diariamente”, concluiu.
 
Viviane Barbosa para o Transportando CNTT-CUT
Redação: imprensa@cntt-cut.org.br -  transportando@midiaconsulte.com.br 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: