Portos esquecem crise e já falam em crescimento

O Complexo Portuário de Santos terá um investimento de mais de R$5,2 bilhões.


Publicação: 06/10/2009
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Alguns dos principais portos brasileiros estão revendo suas projeções e já falam em terminar o ano com crescimento, depois de seguidos meses de balanços negativos. Em Santos (SP), Suape (PE) e Rio Grande (RS) a recuperação puxada pelos granéis já aparece nos números fechados de agosto e nas previsões para setembro e para o quarto trimestre. O porto de Paranaguá (PR) tem registrado crescimento expressivo no embarque de veículos e de commodities agrícolas. A exceção é a movimentação de contêineres. Santos experimenta uma reviravolta no seu desempenho operacional, depois de uma previsão negativa para 2009 feita em dezembro pela Codesp. O acumulado de cargas movimentadas de janeiro a agosto soma 53,5 milhões de toneladas, alta de 1,6% sobre o mesmo período do ano passado. No total de 2008, Santos chegou a 81 milhões de toneladas, 1% sobre 2007. No início do ano, a expectativa era fechar 2009 com 77,8 milhões de toneladas, queda de 1,6% sobre o ano passado. Agora a Codesp fala em atingir 81,3 milhões de toneladas, alta de 0,2% sobre 2008. Segundo a Codesp, as exportações estão puxando a reversão de expectativas, apesar do real valorizado. Elas cresceram 15% nos oito primeiros meses, somando 39,6 milhões de toneladas. No mesmo período as importações recuaram 23,7%, com 13,9 milhões de toneladas. As commodities, principalmente açúcar e complexo soja, são destaques nas exportações. O mercado de açúcar vem sendo estimulado pelas compras da Índia, de tal modo que as exportações brasileiras para esta safra deverão equivaler a 50% do total mundial e desse total Santos abarcará quase 70%, diz José Roberto Serra, presidente da companhia.  A expectativa no início do ano era no máximo repetir a movimentação de 25 milhões de toneladas registrada em 2008, conta o superintendente Janir Branco. Agora, segundo José Roberto Serra, presidente da companhia, a previsão é fechar 2009 com um volume recorde de 28 milhões de toneladas.

Porto de Santos terá R$ 5 bilhões para obras

Foi dada a largada a um ambicioso plano de expansão, de R$ 5,2 bilhões, que já começa mudar a paisagem do Complexo Portuário de Santos, responsável por 27% do comércio exterior brasileiro. Mais de 70% dos investimentos serão bancados pela iniciativa privada e o restante, pelo Estado, que terá a missão de melhorar os acessos, marítimo e terrestre, ao porto.

A ampliação tem base num plano de demanda que vem sendo desenhado pelo Banco Mundial. O estudo, previsto para ser concluído ainda este ano, prevê crescimento de até 158% no movimento no porto entre 2009 e 2024, de 88,96 milhões para 229,73 milhões de toneladas.

"Decidimos olhar o porto daqui a 20 anos para nos programarmos melhor e evitar transtornos com a retomada da economia", destacou José Roberto Correia Serra, presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que administra o complexo portuário.

No cargo desde agosto do ano passado, ele planeja dar uma nova cara ao porto santista, nos moldes do mercado internacional. A intenção é fazer um zoneamento de áreas, criando polos por tipo de carga, de grãos, contêineres ou granéis líquidos, além do transporte de passageiros. A estratégia será aproveitar os contratos de arrendamento que vencerão nos próximos anos para fazer a modelagem. Assim, um terminal poderia ser anexado a outro maior para dar mais escala ao transporte.

 

Codesp

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