MP proíbe jornada dupla de motorista de ônibus na capital

O Ministério Público do Trabalho quer o fim do turno único dos motoristas de ônibus da capital


Publicação: 01/07/2007
Imagem de MP proíbe jornada dupla de motorista de ônibus na capital

           O Ministério Público do Trabalho quer o fim do turno único dos motoristas de ônibus da capital. Por causa desta exigência das empresas, muitos trabalhadores passam mais de 15 horas por dia ao volante, com só uma parada de meia hora para o almoço. Pelo menos 30% dos condutores estariam fazendo jornada dupla, segundo o MP.

           Devido à essa realidade, faltam motoristas e as viações não contratam mais gente, o que põe em risco a vida de passageiros e funcionários. O sindicato patronal afirma que horas extras são previstas por lei e que, muitas vezes, a jornada aumenta por causa de congestionamentos e chuva.

          Na opinião da CNTT-CUT, a decisão do MP veio em boa hora. “A Justiça está correta em acabar com o turno único que só tem prejudicado os condutores em São Paulo. Por conta desta carga horária, os motoristas estão adoecendo e o transporte público está problemático aqui na capital de São Paulo. As empresas querem aumentar seus lucros obrigando, sob ameaça de demissão, os motoristas a trabalharem exaustivamente. Sendo que o correto é oferecer salários decentes e condições adequadas de trabalho”, afirma Paulo Estausia, presidente da CNTT-CUT. 

           O MP ordenou que as empresas acertem seus horários e respeitem a jornada de sete horas. A SPTrans, que gerencia o transporte público na cidade, diz que não fiscaliza o tempo de trabalho dos motoristas. 

            Desde janeiro, a capital teve 850 acidentes com ônibus, um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

  

Fonte: Viviane Barbosa com informações do Diário de São Paulo (28/06/2007)    

 



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