Aeroviários relembram lutas e comemoram profissão

Na última sexta, dia 22 de junho, os trabalhadores que garantem a operação nos aeroportos


Publicação: 25/06/2007
Imagem de Aeroviários relembram lutas e comemoram profissão

             No último sábado, dia 22 de junho, os trabalhadores aeroviários – que  garantem a operação nas companhias e dos aeroportos e cuidam do atendimento aos passageiros, da segurança, do check in, entre outras funções – comemoram o dia da sua profissão. Estima-se que existam mais de 40 mil trabalhadores no país.

            Em homenagem à categoria, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre fez uma edição especial do AeroFolha sobre as principais conquistas, lutas e desafios dos trabalhadores.

            Segundo o informativo, as convenções coletivas de trabalho dos aeroviários têm conquistado nos últimos anos a reposição integral da inflação e aumentos reais nos salários. Resultados obtidos graças à pressão e organização do Sindicato que sempre defendeu os direitos da categoria.

             Outras conquistas foram a criação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que substituiu o Departamento Nacional de Aviação Civil (DAC) e a recuperação das dívidas de empresas com os funcionários, exemplo foi o retroativo de 5,8% da VEM (antiga Varig).

             Nem mesmo a onda de terceirizações que tem atingido o setor abateu a categoria, o Sindicato dos Aeroviários tem atuado firme e em defesa dos trabalhadores tem negociado com as empresas a contratação dos aeroviários, exigindo melhores condições de trabalho.

              Segundo o presidente e vice-presidente da CNTT-CUT --que também preside o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre e a Fentac-CUT (Federação dos Trabalhadores em Aviação Civil) -- Celso Klafke, sem dúvida, os trabalhadores têm muito o que comemorar, mas é fundamental refletir sobre as principais lutas. “Os direitos da nossa convenção coletiva e todas as nossas conquistas são frutos das lutas que travamos juntos, por meio dos nossos sindicatos. Temos muitos desafios pela frente e contamos com a solidariedade e confiança de todos os aeroviários para continuarmos fortes nesta caminhada”, concluiu. 

Origem da data

                 O dia do aeroviário foi instituído pela lei federal 2.835, em 12 de maio de 1981. O dia 22 de junho foi escolhido por ser a data de promulgação do decreto 1.232/1.962, que regulamentou o exercício da profissão de aeroviário, durante o governo de João Goulart.

Fonte: Viviane Barbosa com informações do AeroFolha – edição especial junho 2007.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: