Greve expõe luta de classes, por Paulo João Estausia

O resultado positivo desse confronto reforça a importância e a força da classe trabalhadora.


Publicação: 10/06/2009
Imagem de Greve expõe luta de classes, por Paulo João Estausia

O portal da CNTT-CUT publica o artigo do presidente da CNTT, Paulo João Estausia. Veja a seguir. (Foto: presidente da CNTT, Paulo João Estausia) 

Greve expõe luta de classes

            A greve dos trabalhadores do transporte coletivo urbano de Sorocaba é um exemplo de como o enfrentamento de classes se dá nos dias atuais, nos quais lutamos para diminuir as desigualdades entre as classes enquanto nos preparamos e acumulamos forças para construir uma nova sociedade. De um lado da trincheira, os patrões e seus aliados – no caso desta greve podemos exemplificar citando o prefeito tucano de Sorocaba, o vereador Crespo (DEM/ex-PFL) e parte da imprensa local.

            Todos unidos, solidários e armados para proteger o lucro da classe patronal. Do outro lado da luta, os trabalhadores com as suas armas: conscientização, organização, unidade e mobilização. Conscientes de que é o seu trabalho diário que produz a riqueza dos patrões, que o seu salário é apenas uma pequenina parte desse grande bolo e que é justo ganhar uma fatia maior do lucro produzido, os trabalhadores foram organizados e unidos à luta.

           O resultado positivo desse confronto reforça a importância e a força da classe trabalhadora, mas mostra também a injustiça da sociedade capitalista, no qual muitos trabalham e pouco ganham (trabalhadores) para produzir grande lucro que fica nas mãos de uma parcela pequena da sociedade (patrões).

           A mudança dessa realidade injusta é que está no centro da luta entre a classe trabalhadora e os “donos” do capital (dinheiro).

Os trabalhadores querem se libertar porque sofrem com as injustiças e os patrões querem manter a mesma situação porque ela é boa e vantajosa para eles. Para que continuemos a vencer as lutas travadas com os patrões é importante estarmos conscientes do que realmente enfrentamos. Conhecer o inimigo e suas armas já é um passo para conquistar a vitória na luta pela construção de um mundo sem injustiças, com mais igualdade, distribuição de renda e oportunidade para todos! 

 

Paulo João Estausia é presidente da CNTT-CUT  



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: