RJ: SNA lançará Bloco dos Aeroviários Insatisfeitos

O ato será na quinta-feira, 27, na Praça Santos Dumont, às 14h, e segirá em marcha pelo interior do Aeroporto.


Publicação: 26/02/2014
Imagem de RJ: SNA lançará Bloco dos Aeroviários Insatisfeitos

O Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) lançará, na quinta-feira, dia 27, o Bloco dos Aeroviários Insatisfeitos, na Praça Santos Dumont, no Rio de Janeiro, às 14h, e segirá em marcha pelo interior do Aeroporto. O ato pega carona nas festividades carnavalescas para protestar contra as companhias aéreas, que seguem sem atender às reivindicações da categoria na Camapanha Salarial. 
"A data-base dos aeroviários é no dia 1º de dezembro e a única oportunidade para a reivindicação por melhorias é durante a Campanha Salarial, realizada nesse período. Porém, três meses após essa data-base, os profissionais da aviação sequer tiveram reposição salarial. Apesar dos lucros exorbitantes alcançados pelas empresas no último ano, o patronato se recusa em atender as reivindicações dos trabalhadores, em um claro exemplo de intransigência", afirma o presidente do Sindicato, Luis da Rocha Cardoso Pará.
Luis lembra que, na esperança de conseguir fechar negociação e evitar prejudicar o público usuário, o SNA deixou de realizar uma greve nas vésperas do Natal. "Mas as companhias aéreas se mantêm firmes, e se recusam a atender às reivindicações, que não são nenhum absurdo: aumento da licença maternidade para seis meses, aumento do teto para recebimento da cesta básica, criação de piso para os agentes de check-in de R$ 1420, garantia de estabilidade para os dirigentes sindicais e aumento real nos salários", disse.

Mediação do MTE
O  Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) convocou uma reunião em Brasília, no dia 13 de janeiro, na esperança de resolver o impasse, porém não obteve avanço. Segundo representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), que representa a bancada patronal nas negociações, não seria possível o comparecimento dos empresários ao encontro, por não terem conseguido passagens de avião para realizarem o transporte.
Outro ponto levantado pelo SNA foi o aumento o aumento de 2000 voos durante o período de realização dos jogos da Copa do Mundo, anunciado pela  Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em janeiro, enquanto o setor aéreo, em sua atual conjuntura, já está desestruturado. "Quando a direção do Sindicato questionou as empresas sobre quais medidas seriam adotadas nas contratações de novos funcionários, a resposta dada foi vaga e revelava a total falta de despreparo e organização das companhias para esse evento de visibilidade mundial", disse o presidente da entidade.
Uma nova negociação está marcada para o dia 11 de março, às 14h, na Coordenadoria Geral das Relações de Trabalho, em Brasília.

Apoio
Luis afirmou que o ato que será realizado na próxima quinta-feira, 27, é mais um grito dos profissionais da aviação, que exigem reconhecimento profissional, condições dignas de trabalho e segurança de voo garantida. Para isso, ele conta não apenas com a compreensão, mas com o apoio de toda a sociedade civil. "Afirmamos que essa é uma luta que não atende apenas as necessidades dos trabalhadores, mas também do público usuário. Nossa paciência está chegando ao fim durante um período crítico, a véspera da Copa do Mundo. Não queremos prejudicar ninguém, muito pelo contrário. Por isso, o alerta está dado”, finaliza.

Redação com Sindicato Nacional dos Aeroviários



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: