CUT/SP entrega documento para a FIESP

As entidades definiram a realização de um seminário para discutir propostas para combater a inflação (foto Rafaela Uchoa)


Publicação: 17/07/2008
Imagem de CUT/SP entrega documento para a FIESP

         Cerca de 400 dirigentes de vários setores profissionais, entre eles metalúrgicos, químicos, bancários, eletricitários, servidores públicos, professores, construção civil, jornalistas entre outros, filiados à CUT participaram do ato “Contra a Especulação, Aumento da Inflação e Em Defesa dos Salários” que aconteceu na manhã de quinta-feira, dia 18, em frente à FIESP, em São Paulo.

           Durante a manifestação, uma comitiva de lideranças sindicais, representada pelos presidentes da CUT/SP, Edílson de Paula, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luis Cláudio Marcolino, da FEM-CUT/SP, Valmir Marques (Biro Biro),  da FETEC-CUT, Sebastião Geraldo Cardozo (Tião), do Sindicato dos Jornalistas, Augusto Camargo (Guto), da CONTRACS-CUT, Lucilene Binsfeld (Tudi), da CGTB, Bira, e por dirigentes da CUT/SP e sindicatos filiados, participou de uma audiência com o presidente da FIESP, Paulo Skaf, e com diretores da instituição.      

          O encontro foi solicitado pela CUT/SP e a finalidade foi apresentar aos empresários um conjunto de propostas para combater a inflação e continuar o ciclo virtuoso de crescimento da economia brasileira. O presidente da CUT/SP, Edílson de Paula, entregou o documento ao presidente da FIESP, Paulo Skaf, no qual destaca as seguintes propostas: intensificar a ampliação e democratização do Conselho Monetário Nacional (CMN), uma proposta já reivindicada pela CUT, FIESP e CNI em 2005; apoiar a adoção de políticas de desoneração temporária de impostos, principalmente sobre os alimentos; retomar os fóruns de competitividade setorial; reduzir a taxa de juros básica (a SELIC); priorizar nas campanhas salariais a valorização dos pisos salariais e a implantação da jornada de trabalho de 40 horas, sem redução no salário. 

 Ação conjunta e audiência com Lula        

          Paulo Skaf elogiou a iniciativa da CUT/SP e disse que os empresários querem colaborar em conjunto com os trabalhadores. “Hoje, estamos vivendo no país um surto de inflação psicológico e isto é um absurdo. Portanto, é importante que juntos possamos discutir este tema com coragem e com a visão do país”, disse.   

           Skaf gostou da proposta dos dirigentes cutistas de promover um seminário para definir uma estratégia de atuação e concordou com a solicitação da CUT de pedir uma audiência com o presidente Lula e aceitou o convite da Central de participar deste encontro.  

Ambiente favorável        

               O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, disse que a realização deste evento em parceria com a FIESP será  fundamental para mostrar a importância de valorizar o ambiente interno da economia. “Não existe razão para pessimismo ou pânico. A nossa economia está bem, em crescimento e os setores industriais estão batendo recordes de produção e de geração empregos. A valorização deste ambiente nos fortalecerá e afastará de vez o fantasma da inflação”, disse.           Luis Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários, reforçou que os empresários devem atuar com contrapartidas para ajudar nesta luta contra a inflação, por exemplo, reduzindo os preços dos alimentos e da luz, que beneficiará as famílias carentes, hoje as mais atingidas pela inflação.    

            O presidente da CUT/SP, Edílson de Paula, ficou satisfeito com a receptividade dos empresários e frisou que o diálogo aberto e o empenho de todos neste processo é imprescindível para concretizar as propostas e otimizar  a continuidade do crescimento econômico, valorizando sempre a classe trabalhadora.

          Ao final da audiência, FIESP e CUT/SP assumiram o compromisso de formar um grupo de trabalho que discutirá a formatação deste seminário econômico daqui a duas semanas.

Fonte: Comunicação CNTT-CUT 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: