O Santander
liderou em agosto pelo sétimo mês consecutivo o ranking de
reclamações de clientes no Banco Central (BC) entre as instituições
financeiras com mais de um milhão de clientes. O levantamento foi
divulgado na segunda-feira, 16, em Brasília. O BC considerou que
2.195 reclamações feitas contra os bancos de grande porte no mês
passado foram procedentes.
O título de heptacampeão mensal de queixas de clientes no BC não
surpreende os bancários. "O banco espanhol liderou o corte de
empregos no primeiro semestre de 2013 e continua demitindo", afirma
o funcionário do Santander e secretário de imprensa da Contraf-CUT,
Ademir Wiederkehr. O banco extinguiu 2.290 postos de trabalho entre
janeiro e junho deste ano e 3.216 entre os meses de junho de 2012 e
2013, conforme dados do balanço. "Para largar essa posição incômoda
para qualquer banco, o Santander deveria, ao invés de gastar
fortunas em marketing e patrocínio de futebol e fórmula 1, parar de
demitir funcionários, contratar mais trabalhadores, melhorar as
condições de trabalho e oferecer atendimento de qualidade aos
clientes", propõe o dirigente sindical.
Em agosto, o Santander registrou um índice de 1,81, número que
considera as reclamações procedentes divididas pela quantidade de
clientes multiplicada por 100 mil.
O HSBC (1,28) ficou vice-campeão, seguido do Banco do Brasil
(1,18), Itaú (1,1) e Caixa Econômica Federal (0,8). Em julho, atrás
do Santander, estavam Itaú (1,29), Banco do Brasil (1,21), HSBC
(1,00) e Banrisul (0,82).
As reclamações mais comuns contra as instituições que chegaram ao
BC foram débitos não autorizados (358), prestação do serviço conta
salário de forma irregular (249), esclarecimentos incompletos ou
incorretos a respeito da circular 3.289, que trata justamente do
Sistema de Registro de Denúncias, Reclamações e Pedidos de
Informações (207), e cobrança irregular de tarifas por serviços não
contratados (202).
Os números se referem apenas ao descumprimento de normas do
Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC.
No ranking de instituições com menos de um milhão de clientes, as
primeiras posições ficaram com Bonsucesso, BMG, J. Malucelli, BNP
Paribas e Banco Daycoval. Entre as administradoras de consórcio,
lideram o ranking Sponchiado, Saga, Fiat, Caixa Consórcios e
HSBC
Brasil.
Com
informações da Contraf-CUT
com Estadão
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