Pesquisa
realizada pela Rede Nossa São Paulo e pelo instituto Ibope,
divulgada nesta segunda-feira, mostra que 61% dos paulistanos
deixariam o carro em casa caso houvesse uma boa alternativa de
transporte público. No ano passado, este número era de 44%. O
levantamento mostra que o paulistano gasta, em média, 2h15 no
trânsito diariamente. (Imagem:
Divulgação)
A pesquisa sobre mobilidade urbana, que está em sua sétima edição,
também trouxe outros dados interessantes à gestão do prefeito
Fernando Haddad (PT), cuja administração pretende priorizar a
melhora do transporte público em detrimento do privado. Segundo a
pesquisa, as recentes faixas exclusivas para ônibus, que estão
sendo criadas nas principais vias da cidade, é uma medida vista com
bons olhos mesmo entre os motoristas.
Oito em cada dez paulistanos que usam carro diariamente (86%) são a
favor de faixas exclusivas para ônibus. No cômputo geral, o número
é ainda maior: 93% dos pesquisados aprovam a medida. Ante os
protestos por melhorias no transporte público, que ganharam vulto
em junho, a atual gestão municipal prometeu a criação de 220 km de
faixas de ônibus até o fim do ano.
Também cresceu muito o número de pesquisados favoráveis a medidas
drásticas para melhorar o trânsito: o pedágio urbano, que no ano
passado era do desejo de apenas 17% dos paulistanos, passou a 27%
da população agora. O rodízio de dois dias na semana tem a
aprovação de 49% - no ano passado eram 37%. Até a multa para
pedestres aumentou em aprovação: agora 54% acham correta a punição
aos que infrinjam as regras.
Um terço dos paulistanos (34%) se mostrou favorável à tarifa zero,
ou seja, totalmente custeada pelos governos. Outros 56% aprovam uma
tarifa intermediária, com os governos arcando com metade dos custos
da passagem. Ainda sobre a tarifa, 46% acham que a gratuidade do
transporte público é "possível e viável".
Do total de entrevistados, 53% se manifestaram contra o aumento do
preço da gasolina para subsidiar a redução da
tarifa.
Com informações do Valor Econômico
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