Campanha Salarial: Aeronautas aprovam acordo com empresas aéreas

Os trabalhadores decidiram aprovar o reajuste de 6% devido a evolução que conquistaram durante as negociações.


Publicação: 19/12/2012
Imagem de Campanha Salarial: Aeronautas aprovam acordo com empresas aéreas

Na tarde da terça-feira, dia 18, os aeronautas de todo o País decidiram aceitar a última proposta das companhias aéreas, informada aos sindicalistas pela manhã. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) ofereceu 6% de reajuste sobre salários e pisos para todos os aeronautas, independente da faixa salarial.]
A categoria iniciou as negociações propondo reajuste de 11,4% para todos da categoria. A primeira contraproposta das empresas foi de reajuste igual à metade da inflação. Os aeronautas entenderam que houve avanço ao longo das negociações, o que levou à uma proposta que contemplou um pequeno aumento real e a categoria decidiu aceitar o que seria a última proposta das empresas.
A mobilização da categoria, no entanto, será retomada em janeiro, quando os trabalhadores prometem intensificar esforços para reivindicar o cumprimento da Regulamentação Profissional.

Aeroviários
O Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) convoca trabalhadores para assembleia itinerante, nesta quarta-feira, dia 19, em todos os aeroportos das bases no Brasil. O objetivo é votar o índice de reposição apresentado pelo SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas). Esta é a última proposta oferecida pelas empresas que abrange 8% nos pisos, 6% nos salários e demais cláusulas econômicas e 10% na cesta básica e vale-refeição.
Os trabalhadores reivindicam 7% de aumento nos salários e 10% nos pisos. Os aeroviários de Guarulhos e Porto Alegre já aprovaram este índice. 

Táxi Aéreo
Os sindicatos cutistas de aeronautas e aeroviários têm negociado com o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA) a renovação da Convenção Coletiva das categorias. A primeira rodada de negociação foi realizada dia 22 de novembro. Na reunião, as empresas de Táxi Aéreo propuseram um reajuste de 1,78% sobre os salários, 5% sobre os pisos e 2,97% para os demais itens (ambos os índices abaixo da inflação).
Em 29 de novembro, na segunda rodada, a proposta foi de um reajuste de 2,5% sobre os salários, 5% para os pisos e 3% para os demais itens. Já na terceira rodada, dia 13 de dezembro, ampliaram a proposta de reajuste dos pisos para 5,95% (equivalente ao INPC do período). Nessa reunião, os sindicatos cutistas reafirmaram a importância do aumento real e propuseram reajuste de 7% sobre os salários e demais itens econômicos e de 10% sobre os pisos. 
O SNETA disse que daria uma posição sobre essa proposta nos próximos dias. Os sindicatos aguardam a contraproposta para levá-la às assembleias, para ser discutida pelos trabalhadores.

CNTT com Sindicato Nacional dos Aeronautas e dos Aeroviários



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: