A Central
Única dos Trabalhadores completou 29 anos na terça-feira, 28 de
agosto, com uma iniciativa ousada: o lançamento da Rádio Brasil
Atual FM 24 horas no ar. O projeto representa a consolidação de uma
rede de informação popular feita por trabalhadores, para eles
mesmos. Sob a
frequência 98,9 FM em São Paulo, 93,3 FM no litoral paulista e
102,7 FM no noroeste paulista, e alcance estimado em 22 milhões de
pessoas, a Brasil Atual já é transmitida em caráter
experimental.
A
rádio teve início há sete anos com o programa Jornal dos
Trabalhadores. Agora, faz parte de um empreendimento de
comunicação, denominado Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e
Trabalho, que une dezenas de entidades sindicais e agrega a Revista
do Brasil, jornais regionais impressos, como o ABCD Maior, TV dos
Trabalhadores (TVT) e o portal Rede Brasil Atual.
A
rádio opera faixas de FM em regime de concessão e com espaço para a
construção de programação própria durante 24 horas. Anteriormente,
eram locados os horários de transmissão, no qual o carro chefe da
programação, o Jornal Brasil Atual, era transmitido das 7h às 8h.
Hoje, o jornal tem duas horas de duração.
Histórico
Tudo teve início em setembro de 1987, quando foi feito o primeiro
pedido de concessão de canais de rádio e televisão para os
trabalhadores por meio de sindicatos. Foram quatro concorrências de
concessão, sendo todas negadas, apesar de os requisitos exigidos na
lei terem sido cumpridos.
Em
1992, houve mais uma negativa, à época já em nome da Fundação
Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho. Finalmente, no dia 6 de
julho de 2012 foi oficializada a concessão de um espaço radiofônico
em FM para um projeto concebido e desenvolvido por entidades de
trabalhadores.
29 Anos de
CUT
No
dia 28 de agosto de 1983, nos estúdios da Companhia Vera Cruz de
Cinema, em São Bernardo do Campo, foi fundada a CUT, durante o 1º
Congresso da Classe Trabalhadora. Mais de cinco mil trabalhadores
de todo o país participaram e elegeram a direção nacional, tendo
como coordenador-geral o metalúrgico Jair Meneguelli.
Consolidou-se, naquele momento, a necessidade de combater a
estrutura sindical oficial e, com isso, avançar para democratizar
as relações de trabalho no país e construir uma sociedade justa,
livre e igualitária. Nos seus 29
anos de história, a luta pela democratização da comunicação se
tornou pauta na agenda da CUT, além do entendimento de que era
necessária a construção de veículos populares para dar voz à classe
trabalhadora. Hoje, a expansão do projeto de comunicação sindical
se consolida como um importante contraponto aos grandes veículos de
comunicação.
Com informações da Rede Brasil Atual
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL
Boletim Online