Campanha Salarial: Aeronautas e aeroviários aprovam aumento salarial de 6,5%

A categoria também conquistou aumentos nos demais itens econômicos e a criação de um piso para o operador de equipamentos.


Publicação: 03/01/2012
Imagem de Campanha Salarial: Aeronautas e aeroviários aprovam aumento salarial de 6,5%

A Campanha Salarial Unificada dos sindicatos cutistas dos aeronautas e aeroviários chegou ao fim com vitórias. Na semana passada, dirigentes e representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) negociaram um acordo. A categoria aprovou em assembleia Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que garantiu reajuste salarial de 6,5% (com aumento real de 0,33%), 10% de aumento sobre os pisos, cesta básica e ticket alimentação e criação do piso de operador de equipamentos, de R$ 1 mil.
Segundo a Fentac-CUT, os sindicatos de aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre e Pernambuco também assinaram o acordo nas mesmas condições. O Sindicato Nacional dos Aeronautas já havia assinado o acordo no dia 22 de dezembro com os mesmos índices de reajuste.

Pressão
O acordo firmado garante um índice bem superior ao sugerido pelas empresas no início das negociações. A pressão dos sindicatos cutistas e a mobilização dos trabalhadores venceram a instransigência das companhias aéreas, elevando a proposta inicial de reajuste salarial de 3% para 6,5% e de reajuste sobre os pisos de 6,17% para 10%.
Segundo a Federação, o piso de operador de equipamentos foi uma importante conquista dos trabalhadores aeroviários e, apesar do valor conquistado não ser o ideal, a sua criação venceu a resistência dos empresários. “Além disso, seu valor seguirá em negociação nas reuniões bimestrais com o sindicato patronal, visando aproximá-lo da reivindicação dos trabalhadores”, destaca nota da entidade.

Avaliação
Para os sindicatos e a Fentac/CUT, mesmo que o aumento real tenha sido tímido, o reajuste sobre os pisos, nos demais itens econômicos e a criação do novo piso são avanços significativos e representam uma grande vitória, conquistada pela mobilização dos trabalhadores e pela atuação das entidades sindicais cutistas.
A liminar arbitrária e excessiva imposta pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), limitando a participação dos trabalhadores na greve em 20%, sob pena de multa de R$ 100 mil dia, influenciou a votação das categorias pela desistência da greve e a favor do acordo. Os sindicatos e os trabalhadores também avaliaram os riscos da ação de dissídio resultar num índice menor do que o negociado com as empresas. Assim, o acordo firmado foi o melhor possível na conjuntura apresentada.
As empresas que descumprirem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), firmada pelas entidades junto ao SNEA e retroativa a 1º de dezembro (data-base das categorias), poderão sofrer ações na Justiça.
Os sindicatos cutistas e a Fentac/CUT agradecem o apoio e o empenho de todos(as) aeronautas e aeroviários do país durante a campanha e desejam um 2012 de muitas conquistas e perspectivas.

Viviane Barbosa, editora do Portal CNTT-CUT, com informações da Fentac-CUT



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: