Uma recente decisão da ANAC (Agência Nacional
de Aviação Civil) determinou que as máscaras de oxigênio fossem
retiradas dos banheiros das aeronaves. A decisão foi para atender a
uma recomendação da ICAO/FAA (Agência Americana de Aviação), mas
não houve nenhuma explicação dos motivos nem esclarecimento aos
usuários. As máscaras são utilizadas para respiração em casos de
despressurização. Agora, os comissários é que terão de abrir o
lavatório e socorrer os passageiros, mas não houve nenhum tipo de
treinamento específico com os tripulantes para lidar com essa
situação!
A
ANAC vem impondo ao setor aéreo (usuários e trabalhadores)
determinadas situações que deixam dúvidas sobre sua real função de
fiscalização do sistema aéreo brasileiro. A quais interesses a ANAC
está servindo? Certamente não é aos interesses do país!!!
Há outras iniciativas da Agência, como, por exemplo: a aprovação
precipitada do projeto LATAM, fusão da TAM com a companhia LAN, do
Chile – decisão que vem sendo questionada juridicamente pelos
próprios chilenos; novas consultas públicas sobre redução de
comissários de bordo; mudanças na obtenção das carteiras de
pilotos; a abertura de céus com a Europa e Estados Unidos e a
liberação das tarifas internacionais, que dão mais competitividade
às empresas estrangeiras e podem comprometer as expectativas de
recuperação do mercado aéreo brasileiro; a tentativa de
descaracterizar o comissário enquanto aeronauta, substituindo a
carteira de saúde. Outra preocupação é a alteração no Artigo 158 do
CBA, sobre a possibilidade de contratação de mão de obra
estrangeira. Caso aprovada, serão atraídos profissionais de segunda
categoria, já que os salários e condições de trabalho nos países do
primeiro mundo estão muito acima daqueles oferecidos pelas empresas
nacionais. Além de não haver estímulo à formação nacional de novos
profissionais, comprometendo o nível de nossos pilotos e a própria
segurança de voo. Enquanto isso, as empresas se calam! Continuam a
burlar a regulamentação e o que a ANAC está fazendo?
O SNA continua encaminhando à ANAC todas as denúncias recebidas,
mas a Agência faz vista grossa às atitudes e as providências deixam
a desejar! Questões que comprometem seriamente a segurança de voo
estão sendo implantas com a rapidez e consequências de um tsunami.
E a fiscalização, que deveria ser o objetivo principal da ANAC,
deixa muito a desejar.
Não deixaremos de cobrar uma postura séria da ANAC, que não seja
prejudicial ao Brasil, aos usuários, aos trabalhadores e à
segurança de voo.
Com informações do SNA
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